Petrobras

José Dirceu é investigado pela operação Lava Jato, diz jornal

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 22/01/2015 às 21:27
Leitura:

A empresa de assessoria e consultoria do ex-ministro teria recebido dinheiro de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras / Foto: Agência Brasil

A empresa de assessoria e consultoria do ex-ministro teria recebido dinheiro de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras Foto: Agência Brasil

A Justiça Federal determinou que sejam quebrados os sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, sob o argumento de indícios de que a sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria, esteja envolvida no esquema de corrupção da Petrobras, investigados pela operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

Além de Dirceu, também foi solicitada quebra do sigilo bancário do irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira Silva e da JD Assessoria e Consultoria. As informações foram divulgadas na noite desta quinta-feira (22), em reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.


A decisão aponta que a empresa de José Dirceu recebeu cerca de R$ 3,7 milhões entre os anos de 2009 e 2013. O dinheiro era proveniente de empresas envolvidas no esquema de corrupção investigado pela Lava Jato.

Ainda segundo a reportagem, a quebra do sigilo foi determinado entre 1º de janeiro de 2005 e 18 de dezembro de 2014.

José Dirceu deixou a chefia da Casa Civil em junho de 2005, na época do ex-presidente Lula (PT), por causa das denúncias do mensalão do PT e teve o mandato de deputado federal caçado em dezembro daquele mesmo ano. O petista também foi condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão do PT.

Mais lidas