Mercosul

Reaproximação entre EUA e Cuba é 'mudança na civilização', diz Dilma

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 17/12/2014 às 16:46
Leitura:

"É um momento que marca uma mudança na civilização", disse a presidenta / Foto: AFP

"É um momento que marca uma mudança na civilização", disse a presidenta Foto: AFP


A presidente Dilma Rousseff, que participa de cúpula do Mercosul na cidade de Paraná, na Argentina, disse nesta quarta (17) que a retomada de relações entre EUA e Cuba "marca uma mudança na civilização". "Quero saudar o presidente Raúl Castro e o presidente Barack Obama, e sobretudo quero saudar o papa Francisco por ter sido muito possivelmente um dos fatores mais importantes da aproximação. É um momento que marca uma mudança na civilização. É possível restabelecer relações interrompidas há muitos anos."

"Nós, lutadores sociais, imaginamos que nunca haveria esse momento de reinício das relações entre EUA e Cuba", afirmou Dilma. A notícia da reaproximação entre os dois países chegou no meio da reunião de cúpula do Mercosul.
A presidente argentina Cristina Kirchner anunciou a novidade e afirmou que trata-se "de um momento histórico".
Cristina disse ainda que o bloco econômico deve se pronunciar sobre o avanço na negociação entre Obama e Raúl Castro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou "estar muito feliz" pela notícia da volta das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. "É preciso reconhecer que é um gesto de valentia, necessário. A grande mensagem entre Cuba e EUA é que as armas se voltam a quem as usa." Maduro chegou a afirmar que a aproximação entre Cuba e EUA é uma "vitória do Fidel".

Mais lidas