Carceragem

Último foragido da Operação Lava Jato se entrega à PF

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 24/11/2014 às 11:08
Leitura:

Adarico é apontado nos autos da Operação Lava Jato como "carregador de malas de dinheiro" do doleiro Alberto Youssef / Foto: Vídeo G1/Reprodução

Adarico é apontado nos autos da Operação Lava Jato como "carregador de malas de dinheiro" do doleiro Alberto Youssef Foto: Vídeo G1/Reprodução

Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, se entregou na carceragem de Curitiba por volta das 11h desta quarta-feira (24). Adarico é apontado nos autos da Operação Lava Jato como "carregador de malas de dinheiro" do doleiro Alberto Youssef no esquema de lavagem e pagamento de propinas. O acusado chegou de táxi na Polícia Federal, acompanhado pela advogada.

Adarico era o único dado por "foragido da Justiça" da relação de 25 nomes sob suspeita que tiveram prisão decretada no dia 10 - todos os outros, até os principais executivos das maiores empreiteiras do País, já haviam sido presos ou se apresentaram.

PF atribui a Adarico Negromonte o papel de ‘mula’ da organização criminosa de Youssef, alvo principal da Lava Jato. Segundo a PF, o doleiro usava o irmão do ex-ministro, um agente da própria corporação e um condenado por crimes financeiros, para fazer o transporte dos valores em espécie dentro de malas, maletas e no próprio corpo para agilizar a lavagem de dinheiro e manter um "eficiente sistema de delivery do caixa 2".

A advogada do acusado, Joyce Roysen destacou que soube pela imprensa da existência da ordem de prisão temporária contra Adarico. Na semana passada, ela pediu revogação do decreto judicial. "Como não houve manifestação do Ministério Público Federal, nem decisão da Justiça sobre o nosso pedido, achamos melhor apresentar (o irmão do ex-ministro)."

Mais lidas