balanço

244 urnas foram trocadas nas eleições de Pernambuco

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 26/10/2014 às 18:10
Leitura:

Dados foram divulgados pelo presidente do TRE-PE, Fausto Campos (centro), na sede do órgão / Foto: Malu Silveira / NE10

Dados foram divulgados pelo presidente do TRE-PE, Fausto Campos (centro), na sede do órgão Foto: Malu Silveira / NE10

Pernambuco registrou 689 ocorrências ao longo deste domingo (26), 2º turno das eleições. Das 18.797 urnas espalhadas pelo Estado, 244 precisaram ser substituídas por urnas de contigência em 244 cidades. O município de João Alfredo, no Agreste pernambucano, foi o único a ter votação por cédulas após problema na urna. Até as 17h, foram registradas 22 ocorrências de ordem policial, entre os mais diversos crimes eleitorais, com nove prisões confirmadas. Os dados foram divulgados no boletim de encerramento das eleições, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), no Derby, área central do Recife. 

Segundo relatório do TRE-PE, as cidades onde foram registradas ocorrências de ordem policial são: Ibimirim, São João, São Vicente Ferrer, Barreiros, Ibimirim, Moreno, Arcoverde, Trindade e Palmares, além da capital pernambucana. Entre os delitos estão boca de urna, divulgação de propaganda e transporte ilegal de eleitores. 

Os problemas mais comuns apontados pelo órgão continuaram os mesmos. Além da substituição de urnas, muitas zonas eleitorais registraram reinicialização de urnas eletrônicas, ajustes de papel e bobina, ajustes de data e hora, entre outros. Recife, por ter o maior número de votantes, foi a cidade com maior incidência de problemas: 84 registros. Seguida por Olinda, com 58 ocorrências, Cabo de Santo Agostinho (42), Paulista (40), Jaboatão dos Guararapes (32) e Vitória de Santo Antão (28). 

Para o presidente do TRE-PE, desembargador Fausto Campos, os números estão dentro da normalidade. "Este é um resultado positivo, já que se considerarmos que no 1º turno tivemos nesta hora (fechamento das eleições) uma média de 1.076 ocorrências, nesta tivemos 689 ocorrências. Foi uma eleição tranquila, em clima de cordialidade", avaliou. 

VOTO MANUAL - Uma urna na Zona 88, Seção 60, no Ginásio Poliesportivo do município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, precisou ser trocada por problemas no cartão de memória. Como a substituição não foi bem sucedida, equipes do TRE-PE decidiram continuar o procedimento através da votação por cédula. "Em razão do tempo, não podia ficar aguardando (a troca da urna)", explicou Fausto Campos. De acordo com Orson Lemos, da corregedoria do órgão, o voto manual não prejudicou de forma alguma as votações na cidade. 

Apesar da votação ter seguido manualmente, a apuração será eletrônica. Um membro da junta eleitoral computará em urna os votos anotados nas cédulas. Uma equipe do TRE foi deslocada no começo dar tarde para dar suporte no processo de contagem. Os votos anteriores ao problema no cartão de memória não foram perdidos. 

Mais lidas