Segundo turno

Brasileiros vão às urnas em mais um confronto entre PT e PSDB neste domingo

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 25/10/2014 às 16:52
Leitura:

Há 6.356.307 eleitores em Pernambuco / Foto: Elza Fiúza/ABr

Há 6.356.307 eleitores em Pernambuco Foto: Elza Fiúza/ABr

Mais de 141,8 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas neste domingo (26) para escolher entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) para ocupar a presidência da República, embate entre petistas e tucanos que acontece há 20 anos. Além da disputa nacional, 13 estados e o Distrito Federal têm segundo turno. O horário de votação é das 8h às 17h, sempre obedecendo à hora local.

PT e PSDB protagonizam as eleições desde 1994, a primeira vez em que Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se enfrentaram. Os dois nomes voltaram ao centro do pleito, defendendo os correligionários e atacando os adversários. Lula perdeu duas eleições para FHC, ganhou duas seguidas para os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin e fez com que a afilhada política, Dilma, ganhasse de Serra em 2010. Agora, a petista tenta se reeleger, porém tem Aécio em seu caminho.

Em Pernambuco, Marina Silva (PSB), ex-petista que criticava essa polarização durante a campanha e na segunda etapa passou a apoiar o tucano, foi a campeã nas urnas, com 48,05% dos votos. Assim, o Estado foi o único do Nordeste onde Dilma não venceu, ficando com 44,22%. Foi em Pernambuco também que Aécio teve a menor votação em todo o Brasil, 5,92%.

Considerando os números do País, Dilma venceu no primeiro turno, com 41,59% dos votos. Aécio ficou em segundo com 33,55%. Marina, em terceiro, recebeu 21,32% do total de votos válidos. A abstenção foi de 19,39%, o que quer dizer que 27.698.475 eleitores deixaram de votar no dia 5.

Mesmo quem não foi votar no primeiro turno pode ir no segundo, já que são considerados dois procedimentos diferentes. Mesmo assim, devem procurar um cartório eleitoral, com endereços e telefones disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) até 4 de dezembro para regularizar a situação com a Justiça - quem faltar neste domingo tem até 26 de dezembro para justificar a ausência.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto no local de votação, que pode ser consultado na página do TRE-PE. A divulgação da apuração começa a partir das 19h do Recife, 20h em Brasília, pois o Acre está com três horas a menos de fuso horário em relação à capital. 

Assim como no primeiro turno, não há Lei Seca neste domingo. No dia da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por um candidato ou partido político, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Também não há impedimento legal para que os eleitores usem as redes sociais para divulgar em quem votaram, com exceção das propagandas pagas feitas pelos candidatos. Porém, não é permitida a realização de carreatas, comícios e outras formas de campanha ou a propaganda boca de urna. Não é permitido fazer selfies nas urnas. 

NÚMEROS EM PE - Segundo o Tribunal, o Estado tem 6.356.307 eleitores, 75.168 mesários, 18.792 seções e 47 municípios com identificação biométrica. A expectativa do TRE-PE é que para este segundo turno o tempo de votação para cada eleitor pernambucano seja de no máximo 20 segundos, enquanto no primeiro era de um minuto e 14 segundos, já que desta vez os eleitores só terão que escolher um candidato.

Apesar das críticas de apresentar falhas e provocar filas maiores, de acordo com levantamento do TRE-PE, o sistema biométrico apresentou 91,5% de reconhecimento dos eleitores através das digitais. Cerca de mil urnas tiveram problemas no leitor biométrico, espalhadas pelo Distrito Federal e pelos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraná e também foram detectadas possíveis falhas de procedimento por parte do mesário na hora de atender o eleitor. Para superá-las, a Justiça Eleitoral identificou os equipamentos e realizou um treinamento com os mesários. O Tribunal espera aumentar para 95% o percentual de identificação em Pernambuco.

OUTROS ESTADOS -
O próximo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi escolhido no primeiro turno, com 68,08% dos votos. Porém, em outros estados o novo chefe do poder executivo ainda não foi escolhido. Saiba quais são e qual foi o resultado deles na primeira etapa:

Acre: Tião Viana (PT), atual governador - 49,7% x Márcio Bittar (PSDB) - 30,1%
Amapá: Waldez (PDT) - 42,18% x Camilo Capiberibe (PSB), atual governador - 27,53%
Amazonas: Eduardo Braga (PMDB) - 43% x José Melo (Pros), atual governador - 43%
Ceará: Camilo Santana (PT) - 47,81% x Eunício Oliveira (PMDB) - 46,41%
Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB) - 45,23% x Jofran Frejat (PR) - 27,97%
Goiás: Marconi Perillo (PSDB), atual governador - 45,86% x Iris Rezende (PMDB) - 28,40%
Mato Grosso do Sul: Delcídio do Amaral (PT) - 42,9% x Reinaldo Azambuja (PSDB) - 39,1%
Pará: Helder Barbalho (PMDB) - 49,88% x Simão Jatene (PSDB) - 48,48%
Paraíba: Cássio Cunha Lima (PSDB) - 47,44% x Ricardo Coutinho (PSB) - 46%
Rio de Janeiro: Luiz Fernando Pezão (PMDB), atual governador - 40,57% x Marcelo Crivella (PRB) - 20,26%
Rio Grande do Norte: Henrique Alves (PMDB) - 47% x Robinson Faria (PSD) - 42%
Rio Grande do Sul: José Ivo Sartori (PMDB) - 40,4% x Tarso Genro (PT), atual governador - 32,57%
Rondônia: Confúcio Moura (PMDB), atual governador - 35,86% x Expedito Júnior (PSDB) - 35,42%
Roraima: Chico Rodrigues (PSB), atual governador - 37,62 % x Suely Campos (PP) - 41,48 %

Mais lidas