TV e rádio

Guia eleitoral começa nesta terça-feira; saiba os horários

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 18/08/2014 às 20:22
Leitura:

 / Foto: internet

Foto: internet

Chegou aquela hora das eleições tão esperada pelas equipes de campanha - e nem tanto pelos telespectadores e ouvintes. É o guia eleitoral, em que os candidatos se apresentam e fazem promessas, mas também colocam os "jingles-chiclete" e os slogans mais engraçados. Desde esta terça-feira (19) até o dia 2 de outubro, dois dias antes do pleito, dois horários nobres da televisão e do rádio estão reservados para a propaganda dos postulantes.



Os programas de candidatos a presidente e deputado federal serão exibidos às terças, quintas e sábados, enquanto nas segundas quartas e sextas serão veiculados os de governador, senador e deputado estadual. Além disso, há as inserções na programação diária normal.

Os primeiros a aparecer nesta terça-feira (19), estreia do guia, são os que disputam o Palácio do Planalto. O primeiro horário de rádio é das 7h às 7h25 e o segundo, das 12h às 12h25. Na TV, o guia é das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Vinte e cinco minutos são acrescidos para as propagandas de candidatos à Câmara dos Deputados.

De acordo com sorteio realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação que iniciará o guia para presidente é a Unidos pelo Brasil, antes encabeçada pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), um dos sete mortos em acidente aéreo no litoral de São Paulo essa semana e sepultado nesse domingo (17), no Recife.

Ainda não confirmada oficialmente, Marina Silva (PSB), a vice, é a escolhida como candidata pelos aliados. Segundo o presidente do partido, Roberto Amaral, o programa será uma homenagem a Eduardo Campos. Dilma Rousseff (PT) deverá usar as conquistas do seu governo e a imagem do ex-presidente Lula (PT). O mote de Aécio Neves (PSDB) deverá ser a biografia dele, que é senador e ex-governador de Minas Gerais.

O segundo a aparecer é Mauro Iasi (PCB), seguido por Zé Maria (PSTU); Coligação Muda Brasil, de Aécio Neves (PSDB); Com a Força do Povo, da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição; Levy Fidelix (PRTB); Eymael (PSDC); Rui Costa Pimenta (PCO); Pastor Everaldo (PSC); Eduardo Jorge (PV); e Luciana Genro (PSOL).

A ordem de exibição para todos os cargos será em rodízio: o que for apresentado por último nesta terça será o primeiro da quinta-feira (21) e assim sucessivamente.

Saiba quanto tempo cada aliança terá:

Em Pernambuco, a ordem de veiculação para deputado federal começa pela Frente Popular, uma aliança de quinze partidos - PP, PMDB, PR, PPS, DEM, PTC, PSB, PV, PSDB, PEN, PPL, PSD, PCB, SD e PROS. Depois, aparecerão PSTU, PCB e as coligações Pernambuco Vai Mais Longe (PRB, PDT, PT, PTB, PSC, PT do B), Mobilização por Poder Popular (PMN e PSOL) e Juntos pelo Imposto Único (PSL, PTN, PSDC, PRTB, PHS e PRP).

Veja o tempo que cada coligação aparecerá:

Na quarta-feira (20), os horários mudam um pouco. A propaganda de rádio começará às 7h e, até as 7h20, apresentará os candidatos ao Governo do Estado, se repetindo das 12h às 12h20. Na televisão, será das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. O guia dos deputados estaduais será exibido nos 20 minutos seguintes e, para os senadores, acrescidos mais 10 minutos. Assim como nos outros cargos, a ordem será alterada diariamente, mostrando o último de cada dia como primeiro no outro.

Saiba a ordem dos dias e o tempo de cada um:

SEGUNDO TURNO - Se houver segundo turno, o novo horário eleitoral terá que começar até o dia 11 de outubro, duas semanas antes da votação, seguindo até o dia 24. Nesse caso, os blocos de 20 minutos no rádio e na TV serão distribuídos igualmente entre os partidos e coligações. Quem inicia é o que teve maior votação, mudando a ordem a cada programa.

Mais lidas