Preparativos

Traslado, velório, enterro: confira a organização da cerimônia

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 15/08/2014 às 21:49
Leitura:

Eduardo Campos foi uma das sete vítimas no acidente aéreo da última quarta-feira (13) / Foto: AFP

Eduardo Campos foi uma das sete vítimas no acidente aéreo da última quarta-feira (13) Foto: AFP

O governador João Lyra Neto confirmou, em São Paulo, como será realizado o passo a passo do velório e sepultamento de Eduardo Campos e seus três assessores, que morreram em uma acidente aéreo na quarta-feira (13), em Santos, litoral paulista. Segundo o cronograma oficial, os restos mortais do ex-governador, de Carlos Percol, Alexandre Severo e Marcelo Lyra estrão no Recife entre 21h e 22h deste sábado (16) .

O vestígios de seus corpos chegarão à base aérea da capital pernambucana através de um avião cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB). O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara, vão acompanhar o traslado dos restos mortais. Já Lyra deve chegar no Recife uma hora antes para recepcionar os corpos.

Após a chegada, a urna será transportada pelo Corpo dos Bombeiros até a Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, onde serão o velório e a missa campal. Já os assessores serão transportados por carros de funerária até o mesmo local.

O cortejo, que inicialmente iria passar pela Avenida Boa Viagem, sofreu mudanças e não passará mais pela beira-mar. Do Aeroporto, o cortejo seguirá pela Rua Maria Irene, Avenida Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio e Rua Cônego Barata. Depois entra na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel e chega à Praça da República.

A sede do governo poderá ser aberta, ainda à noite, para visitação do público, porém essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Na frente do Palácio do Campos das Princesas foi montada a estrutura para a missa campal

Na frente do Palácio do Campos das Princesas foi montada a estrutura para a missa campalFoto: Alexandre Gondim/JC Imagem



Já no domingo (17), a missa, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, será realizada na frente do Palácio do Campo das Princesas, com a frente do palco voltada para a Praça da República, local onde a população poderá se acomodar para assistir à celebração. A missa está prevista para começar no final da manhã, entre 10h e 11h.

Ao término do momento religioso, os familiares dos assessores de Eduardo poderão encaminhar os restos mortais de seus entes queridos para os respectivos cemitérios, sendo Percol para o Parque das Flores, no Sancho, Zona Oeste do Recife; e Severo e Lyra, no Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

No caso de Eduardo Campos, sua urna será levada ao Cemitério de Santo Amaro, na área Central do Recife, onde será sepultado junto ao avô Miguel Arraes, morto em 13 de agosto de 2005. A previsão é de que o cortejo comece por volta das 16h. O caminho feito passará pela Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua Treze de Maio, entrada principal do cemitério.

As pessoas interessadas em participar da última homenagem ao ex-governador Eduardo Campos precisarão ficar atentas aos pontos de bloqueios de veículos que deverão garantir a ordem e a mobilidade da área. Veja no mapa:


1 - Dois postos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão montados no local. Um deles em frente ao Palácio do Campo das Princesas e outro dentro do palácio. O serviço é necessário devido ao grande número de pessoas que é esperado na cerimônia;
2 - Nas escadarias do Palácio do Campo das Princesas, será montado um palco para celebração da missa de corpo presente em memória dos mortos;
3 - O público poderá acompanhar a cerimônia na Praça da República;
Os pontos vermelhos simbolizam os bloqueios para passagem dos veículos.

PRESENÇAS - Foram confirmadas as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de governadores como Geraldo Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná), Jaques Wagner (BA), Renato Casagrande (Espírito Santo) além de vice-governadores e prefeitos de todo o País.

O jatinho da equipe de Eduardo caiu sobre quatro imóveis em Santos (SP)

O jatinho da equipe de Eduardo caiu sobre quatro imóveis em Santos (SP)Foto: AFP

ACIDENTE - O ex-governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) morreu na manhã da última quarta-feira (13) após o jatinho onde estava cair em Santos, litoral de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 10h. A aeronave do candidato saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para o Guarujá, em São Paulo, onde ele tinha evento de campanha na manhã daquele dia. Chovia muito na hora do acidente. O piloto ainda tentou arremeter, mas não conseguir e acabou caindo por cima de algumas casas.

Estavam na aeronave sete pessoas. O candidato à Presidência Eduardo Campos, os dois pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, Pedro Valadares Neto (assessor), Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Percol (assessor de imprensa), Marcelo Lyra (cinegrafista) e Alexandre Severo (ex-fotógrafo do Jornal do Commercio).

Mais lidas