Câmara

Deputados querem esclarecimentos sobre denúncias da Operação Carne Fraca

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 20/03/2017 às 12:41
Leitura:

 / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados defende a realização de audiência pública no Congresso sobre os desdobramentos da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal. As investigações apontaram diversas irregularidades no controle sanitário de carnes produzidas no País.

O presidente da frente, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), acompanhou reunião no Palácio do Planalto no fim de semana sobre a operação. O parlamentar ressaltou que é preciso punir os responsáveis pelas irregularidades, mas sem demonizar todo o setor. "O Brasil tem 4.837 unidades de processamento animal. Desses, apenas 21 estão citados na operação, pelo menos, por enquanto. Sendo duas unidades de embutidos de frango no Paraná, mais uma unidade da BRF que está fechada desde fevereiro, proibida de exportação”, disse.

Leitão: menos de 0,5% das unidades de processamento animal existentes no País foram citadas na operação da PF

Leitão: menos de 0,5% das unidades de processamento animal existentes no País foram citadas na operação da PFFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Leitão ressalta ainda que, dos 11 mil servidores do Ministério da Agricultura, apenas 33 foram envolvidos por desvio de conduta e estão sendo investigados. “Ora, o Brasil exporta para 185 países. Nós representamos 40% da exportação de carne de aves para o mundo inteiro."

A União Europeia decidiu nesta segunda-feira (20) que vai suspender a importação de carne de todas as empresas brasileiras envolvidas na operação Carne Fraca. Os governos da China e do Chile também disseram que vão barrar temporariamente a entrada de toda carne brasileira.

Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária diz que é preciso debater a Operação Carne Fraca com todos os representantes do segmento de carne e com a sociedade civil. Dessas discussões, segundo a frente, pode resultar um novo modelo de controle sanitário no País.

CPI na Câmara sobre a Operação Carne Fraca

Na Câmara, as lideranças do PT e do PSOL já defendem a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a produção de carne no Brasil.

O líder do PT, Carlos Zarattini (SP), disse, em nota, que o Congresso deve contribuir com as investigações, para evitar danos à imagem do Brasil no exterior, assim como as exportações.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) também defendeu a coleta de assinaturas para uma CPI e argumentou que é preciso esclarecer a citação ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, nas investigações da Polícia Federal.

Zarattini: o Congresso tem que contribuir com as investigações

Zarattini: o Congresso tem que contribuir com as investigaçõesFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Já o líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), afirmou que irá acompanhar os desdobramentos da operação, mas também não descarta a criação de uma CPI sobre o caso.

Jordy foi membro da CPI do Bndes, que funcionou até fevereiro de 2016 na Câmara, e também foi autor de um pedido de convocação para ouvir os executivos do grupo frigorífico JBS/Friboi no colegiado sobre suposto favorecimento das empresas na concessão de empréstimos pelo Bndes.

Mais lidas