Escândalo de subornos

Presidente do Senado dominicano nega vínculos com Odebrecht

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 16/03/2017 às 21:12
Leitura:

Pared Pérez foi interrogado por quase 3 horas sobre a aprovação na Câmara de empréstimos internacionais / Foto: Reprodução

Pared Pérez foi interrogado por quase 3 horas sobre a aprovação na Câmara de empréstimos internacionais Foto: Reprodução

O presidente do Senado da República Dominicana, Reinaldo Pared Pérez, negou nesta quinta-feira (16) ter vínculos com a Odebrecht, ao ser interrogado pela Procuradoria sobre o escândalo de subornos da empreiteira.

"Na minha presidência nunca houve nenhuma tentativa de suborno para a aprovação de qualquer obra", disse à imprensa Pared Pérez após sair do escritório do procurador-geral, Jean Rodríguez.

O chefe do Legislativo foi interrogado por quase três horas sobre a aprovação na Câmara de empréstimos internacionais usados em contratos de obras públicas feitas pela Odebrecht no país.

Marcelo Odebrecht admitiu em dezembro ter pago 788 milhões de dólares a funcionários para obter contratos em 12 países, incluindo 92 milhões na República Dominicana.

Há denúncias de superfaturamento dos custos.

"Estava esperando que me citassem e havia solicitado porque entendo que, se houvesse superfaturamento e algo irregular, os responsáveis deveriam ser submetidos à Justiça", afirmou Pared Pérez.

A Procuradoria assinalou em um boletim que sua declaração pode fornecer dados úteis para a investigação do Ministério Público.

Pérez acusado de saber sobre obras superfaturadas

Pared Pérez foi acusado de saber sobre obras superfaturadas por um companheiro do Partido da Libertação Dominicana (PLD), Félix Jiménez. Segundo a informação, o assunto foi discutido no Comitê Político dessa organização.

"Eu não sei em que reunião, e não faltei a nenhuma do Comitê Político, em que isto foi tratado (...). Apenas uma vez foi falado sobre a Odebrecht", disse o presidente do Senado.

De acordo com Pared Pérez, foi debatido nessa ocasião sobre a estrada El Coral - que liga as localidades turísticas de La Romana e Punta Cana - porque Jiménez, então ministro do Turismo, "estava interessado na construção de outra rota".

O enfrentamento entre as duas figuras do partido governante multiplica a polêmica pelo escândalo da Odebrecht, enquanto o presidente Danilo Medina promete que os envolvidos em subornos serão submetidos à Justiça.

Mais lidas