TSE

Delator reafirma que Temer pediu apoio da Odebrecht ao PMDB em 2014

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 06/03/2017 às 23:31
Leitura:

Cláudio Melo Filho descreveu um jantar no Palácio do Jaburu no qual Temer pediu auxílio financeiro a Marcelo Odebrecht para as campanhas do PMDB em 2014 / Foto: Agência Brasil

Cláudio Melo Filho descreveu um jantar no Palácio do Jaburu no qual Temer pediu auxílio financeiro a Marcelo Odebrecht para as campanhas do PMDB em 2014 Foto: Agência Brasil

O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar terminou por volta das 22h desta segunda-feira (6) o depoimento prestado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no âmbito da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014.

Logo depois, o ministro Herman Benjamin, relator da ação que pode levar à cassação da chapa, passou a ouvir o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho.

Em anexo de delação premiada, Cláudio Melo Filho descreveu um jantar no Palácio do Jaburu no qual o então vice-presidente Michel Temer pediu auxílio financeiro a Marcelo Odebrecht para as campanhas do PMDB em 2014. Segundo o ex-diretor da empresa, Marcelo se comprometeu a um repasse de R$ 10 milhões.

Os depoimentos dos delatores da Odebrecht são cercados de sigilo e estão ocorrendo em uma sala localizada no sétimo andar do TSE. Por causa das oitivas, a Corte Eleitoral decidiu excepcionalmente proibir a circulação de jornalistas no edifício nesta segunda-feira.

A primeira testemunha ouvida nesta segunda-feira foi o delator Hilberto Mascarenhas, responsável direto pela contabilidade clandestina da Odebrecht, o chamado Departamento de Operações Estruturadas. O depoimento de Mascarenhas durou cerca de duas horas e trinta minutos.

Já o depoimento de Alexandrino Alencar durou cerca de uma hora e trinta minutos. Como diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar manteve ligações com vários políticos, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alexandrino também foi vice-presidente da Braskem.

Mais lidas