Luto

Morre Marisa Letícia, ex-primeira-dama do Brasil

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 03/02/2017 às 18:37
Leitura:

Marisa Letícia foi casada com o ex-presidente Lula durante 43 anos / Foto: acervo pessoal

Marisa Letícia foi casada com o ex-presidente Lula durante 43 anos Foto: acervo pessoal

 Morreu na noite desta sexta-feira (3), aos 66 anos, Marisa Letícia Lula da Silva, a 36ª primeira-dama do Brasil. Dona Marisa foi internada no dia 24 de janeiro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O quadro clínico dela foi considerado gravíssimo e irreversível pela equipe médica na noite da última quarta-feira (1º). Na quinta, foi declarada morte cerebral e a família Lula da Silva autorizou a doação dos órgãos. 

A ex-primeira dama chegou a apresentar uma ligeira melhora na última terça-feira e a sedação começou a ser reduzida. Como ela não reagiu bem, voltou a ser sedada. Além do filho de seu primeiro casamento, Marcos, adotado por Lula, Marisa deixa os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio, a enteada Lurian (filha do ex-presidente com uma ex-namorada), e o marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois foram casados por 43 anos. 

Biografia 

Nascida Marisa Letícia Rocco Casa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, dona Marisa é de uma família de imigrantes italianos de origem agrícola. Morou com os dez irmãos no sítio dos Casa até os 5 anos de idade. Foi casada com o taxista Marcos Cláudio antes de conhecer Lula. Com ele, teve seu primeiro filho, Marcos, porém, seis meses após o casamento, ainda grávida, Marisa perdeu o marido, que foi assassinado a tiros.

Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Eles se casaram sete meses depois e tiveram três filhos: Fábio, Sandro e Luís Cláudio. Marisa tem ainda uma enteada, Lurian, filha de Lula e sua ex-namorada Miriam Cordeiro.

Acervo JC Imagem
Marisa e Lula em Pernambuco - Acervo JC Imagem
Reprodução/Instituto Lula
Lula e Marisa Letícia no início do relacionamento, na década de 1970 - Reprodução/Instituto Lula
Reprodução/Instituto Lula
Marisa Letícia sempre acompanhou o marido em programas políticos - Reprodução/Instituto Lula
Reprodução/Instituto Lula
Ela acompanhou de perto o tratamento contra um câncer de Lula, em 2012 - Reprodução/Instituto Lula
Reprodução/Instituto Lula
Lula, Dilma e Marisa - Reprodução/Instituto Lula
Acervo JC Imagem
Ela não realizou nenhum grande projeto social dentro do governo Lula - Acervo JC Imagem
Reprodução/Instituto Lula
Ajudando Lula a raspar a barba durante o tratamento contra o câncer - Reprodução/Instituto Lula
Acervo JC Imagem
Eduardo Campos conversa com Marisa durante visita da primeira-dama a Pernambuco - Acervo JC Imagem
Acervo JC Imagem
Marisa e Lula tiveram três filhos - Acervo JC Imagem
Reprodução/Instituto Lula
Marisa e Lula durante posse do segundo mandato - Reprodução/Instituto Lula
Acervo JC Imagem
Marisa e Lula durante visita a Pernambuco - Acervo JC Imagem
Acervo JC Imagem
Marisa em Pernambuco - Acervo JC Imagem
Acervo JC Imagem
Marisa teve um AVC hemorrágico - Acervo JC Imagem

Na vida política, começou militando ao lado de Lula e focando na luta para que outras mulheres se juntassem ao movimento sindical. Marisa foi quem confeccionou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 10 de fevereiro de 1980. Participou do início das atividades do partido, ajudando a criar núcleos e estampar camisetas. Com a prisão de Lula e outros sindicalistas após intervenção do governo federal em abril do mesmo ano, Marisa foi responsável por realizar reuniões ilegais na própria casa.

Durante as disputas eleitorais de 1982, 1986, 1994 e 1998, em que Lula se candidatou, Marisa Letícia dividiu seu tempo à dedicação aos filhos, à casa e às campanhas. Somente em 2002, na eleição presidencial que deu a vitória ao marido, foi que ela conseguiu se dedicar ativamente à campanha de Lula.

Na posse presidencial de 1º de janeiro de 2003, Marisa Letícia tornou-se a 36ª primeira-dama do Brasil. Entre os títulos que recebeu, estão a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Real, durante visita do rei Haroldo V e da rainha Sônia da Noruega, a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Durante os oito anos como primeira-dama, Dona Marisa não participou ativamente de nenhum projeto do governo, atitude bastante criticada pela oposição. Em 2016, Marisa e Lula foram alvos da Polícia Federal na 24ª fase da Operação Lava Jato.

Mais lidas