Laudo do IML

Teori Zavascki morreu de politraumatismo craniano

NE10
NE10
Publicado em 20/01/2017 às 22:57
Leitura:

Avião com ministro caiu nessa quinta, dia 19. Além de Teori, outras quatro pessoas morreram  / Foto: Agência Brasil

Avião com ministro caiu nessa quinta, dia 19. Além de Teori, outras quatro pessoas morreram Foto: Agência Brasil

 O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, morto após a queda de um avião no mar de Paraty, no Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (19), não morreu por afogamento. A informação foi confirmada em laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Angra dos Reis, divulgado nesta sexta-feira (20). Segundo o órgão, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) morreu devido a um politraumatismo craniano. 

O corpo do ministro será transportado para o Rio de Janeiro para ser embalsamado. Depois, segue para Porto Alegre, sua cidade natal, onde será o enterro. O velório está marcado para este sábado (21), a partir das 11h, no plenário do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), na capital gaúcha. Antes, a família terá uma cerimônia reservada. 

As demais vítimas da tragédia não tiveram causa da morte divulgada.

LEIA MAIS: 
» Temer lamenta morte de Teori e decreta luto oficial de três dias no País 
» Dilma lamenta morte de Teori: “Perdemos um grande brasileiro” 
» Juiz Sérgio Moro diz estar perplexo com a morte de Teori Zavascki 
» Janot lamenta morte de Teori e decide retornar ao Brasil 
» Delegado da Lava Jato pede investigação 'a fundo' da queda de avião com Teori 
» Juízes defendem investigação 'transparente' sobre acidente com Teori 
» No Palácio do Planalto, clima é de estarrecimento com morte de Teori

A tragédia 

O relator da Lava Jato, ministro do STF Teori Zavascki, estava no avião que caiu no mar perto da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde da última quinta-feira. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte do magistrado.

Ele era um dos passageiros do avião bimotor que caiu no mar perto da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). A aeronave de pequeno porte partiu do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01, com destino à cidade fluminense. Além do ministro, mais quatro pessoas estavam no avião, que também faleceram.  Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens da aeronave, que ficou quase inteiramente submersa, com cerca de 80% de sua estrutura debaixo do mar. 

Carreira 

Nascido em Faxinal dos Guedes, Santa Catarina, em 15 de agosto de 1948, Teori Albino Zavascki era o relator da Operação Lava Jato, no STF, sendo responsável por cerca de 7 mil processos. Em maio de 2016, ele tomou uma atitude inédita na Corte e convocou um juiz a mais para ajudar com os processos. Outros ministros têm dois magistrados à disposição. Zavascki tinha três.

Atualmente, o ministro Teori Zavascki tinha sob sua relatoria 13 ações penais e 67 inquéritos, sendo que duas ações penais e 42 inquéritos eram da Operação Lava-Jato. Embora as investigações ainda não estejam na fase final, já provocaram muita dor de cabeça em autoridades em Brasília.

Saiu do gabinete do ministro, por exemplo, a ordem de afastamento do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. Teori também já determinou a prisão do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), que era líder do governo no Senado. Os dois foram punidos por tentativa de atrapalhar as investigações da Lava-Jato.

Mais lidas