ECONOMIA

Lâmpadas de LED são mais econômicas, duráveis e sustentáveis

Lorena Aquino
Lorena Aquino
Publicado em 19/10/2018 às 17:02
Leitura:

Se comparadas com as lâmpadas halógenas, a iluminação em LED pode representar até 80% de economia na conta de luz / Foto: Reprodução

Se comparadas com as lâmpadas halógenas, a iluminação em LED pode representar até 80% de economia na conta de luz Foto: Reprodução

Quando se conhecem as vantagens das lâmpadas de LED, fica fácil saber por que elas vêm ganhando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. Elas substituíram tanto as incandescentes como as elétricas, que eram muito utilizadas alguns anos atrás. “Em casa eu tinha um estoque de lâmpadas para trocar. Hoje não tenho mais isso”, afirma o aposentado João Pereira dos Santos, que reformou o apartamento novo já prevendo que a iluminação seria toda de LED. “Estou aqui há um ano e acho que não queimou nenhuma”, continua.

De fato, a durabilidade da LED é maior. Elas podem durar até 25 anos, se usadas de duas a sete horas por dia. Além disso, são consideradas mais eficientes: na comparação com as lâmpadas halógenas, a opção pelo LED por gerar até 80% de economia na conta de luz. Já contra as elétricas, a economia é de até 50%. “Isso a gente fez, no começo, por causa da economia. Gasta menos energia que as outras. Depois, dá pra trabalhar melhor a iluminação do que as lâmpadas antigas”, pontua João.

Para mencionar ainda mais vantagens, as lâmpadas de LED são mais sustentáveis. Elas não possuem alguns materiais pesados como o mercúrio, e proporcionam um ambiente com pouca variação na transmissão do fluxo luminoso, evitando o cansaço visual.

Mais lidas