EDUCAÇÃO

Feira de ciências: vitrine para os jovens pesquisadores

JC 360
JC 360
Publicado em 19/10/2018 às 15:00
Leitura:

Antes vir ao Recife, a MIC 2018 foi a Caruaru no início de outubro / Foto:Colégio GGE/ Divulgação

Antes vir ao Recife, a MIC 2018 foi a Caruaru no início de outubro Foto:Colégio GGE/ Divulgação

Estimular o interesse de crianças e adolescentes pela pesquisa científica é um dos caminhos para que os pequenos descubram desde cedo as áreas do conhecimento com as quais têm mais afinidade. A escola é a grande parceira de pais e responsáveis no papel de oferecer possibilidades para que os alunos entendam como funciona o mundo e ao mesmo tempo saibam aplicar o que aprendem em sala de aula na vida prática.

Além dos exercícios feitos durante as aulas, atividades como feiras e mostras de ciências são vitrines para que os jovens pesquisadores dividam o conhecimento científico que vêm adquirindo e se tornem inspiração para que outros alunos também se tornem parceiros da ciência. Uma das escolas do Recife que aposta nesta ferramenta é o Colégio GGE, que realiza neste sábado a Mostra de Iniciação Científica – MIC 2018, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Aberto ao público, o evento acontece a cada dois anos e, em 2018, contará com exposição dos projetos científicos dos alunos do ensino fundamental, desenvolvidos com apoio da equipe pedagógica durante o processo de construção da pesquisa e elaboração dos trabalhos.

O tema deste ano é O Uso da Tecnologia para O Desenvolvimento Humano, por isso os trabalhos abordam tópicos como tecnologia da informação, inovação, biotecnologia e desenvolvimento sustentável, a exemplo do trabalho “Os Games Aliados no Combate ao Sedentarismo”, de uma das turmas do 6º ano. Cada equipe terá um estande próprio para falar sobre seu trabalho.

Além da exposição de trabalhos, alunos, familiares e visitantes poderão aproveitar os espaços de convivência e o auditório climatizado, onde acontecerá uma programação de palestras conduzidas por especialistas em tecnologia. Confira a programação completa no www.gge.com.br.

 

Caruaru

Antes vir ao Recife, a MIC 2018 foi a Caruaru, inaugurando o evento na Capital do Forró. Seguindo o modelo do Recife, os estudantes do ensino fundamental compartilharam o resultado de suas pesquisas científicas com o público que visitou os estandes montados no pavilhão de eventos do Caruaru Shopping, no bairro Indianópolis.

Mais lidas