BBC

Confira dicas para não perder crianças em locais públicos

André Amorim
André Amorim
Publicado em 12/12/2017 às 15:13
Leitura:

Especialista em segurança alerta para cuidados que podem minimizar riscos explica o que fazer caso a situação aconteça. / Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Especialista em segurança alerta para cuidados que podem minimizar riscos explica o que fazer caso a situação aconteça. Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Levar uma criança para aproveitar o dia em um parque, na praia ou em um shopping center pode ser uma ótima opção, principalmente com a proximidade do período de férias escolares. Para a diversão não acabar virando uma dor de cabeça é preciso tomar alguns cuidados que vão além de não desgrudar dos pequenos. É preciso redobrar a atenção, principalmente em locais com grandes aglomerações.

“Perder uma criança é sempre complicado. O local público, com grandes aglomerações, torna a situação mais complicada”, explica Everaldo Muniz, consultor de segurança da BBC Vigilância e Serviços. Ele explica que com algumas medidas simples é possível minimizar os riscos de não encontrar a criança perdida.

“De acordo com o tamanho da criança, você pode ensinar para ela o telefone e o endereço de casa. Se ela não tem desenvoltura, pode colocar um cartãozinho com os dados da família ou até mesmo uma pulseira de identificação própria que existe no mercado” diz.

Ainda de acordo com o consultor de segurança, caso a criança não seja localizada em poucos minutos, os pais ou responsáveis devem procurar a polícia civil e fazer um boletim de ocorrência. “Não precisa esperar 24h, 48h ou 72h. Isso não existe. O boletim de ocorrência é o documento básico para que a polícia tome conhecimento do fato”, diz.

Confira no vídeo outras dicas e saiba o que fazer no caso de encontrar uma criança desaparecida. Você também vai conhecer a história da empresária Karla Cysneiros, que por alguns minutos perdeu a filha no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife.

Mais lidas