Estoque zerado

Diabéticos se queixam da falta de fornecimento de insulina gratuita em Pernambuco

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 07/04/2016 às 19:59
Leitura:

Aposentado João Guilherme Pontes precisa aplicar a insulina Lantus para controlar o diabetes / Foto: João Guilherme Pontes/Cortesia

Aposentado João Guilherme Pontes precisa aplicar a insulina Lantus para controlar o diabetes Foto: João Guilherme Pontes/Cortesia


No Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), pessoas que fazem uso de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Governo de Pernambuco, não têm o que comemorar. Diabéticos que possuem o direito de receber gratuitamente a insulina glargina, através da Secretaria Estadual de Saúde, reclamam da falta do remédio nas Farmácias do Estado desde o mês de março. O medicamento, que custa cerca de R$ 120 reais cada unidade, é muito importante no controle de diabetes, doença que já mata 1,5 milhão de pessoas anualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O aposentado João Guilherme Pontes, 69 anos, há 10 anos precisa de 100 aplicações por mês da insulina Lantus, nome comercial da insulina glargina. Mas, ao procurar a Farmácia do Estado para conseguir o produto, deu de cara com a falta do mesmo. "Ligo todo dia para a farmácia e é a terceira vez este ano que está faltando. A sorte é que eu ainda tenho uma reserva do remédio em casa", afirma.

Outro aposentado que está sentindo a falta da insulina Lantus na Farmácia do Estado é Moisés Miranda. Ele conta que possui uma decisão judicial que o autoriza a receber o remédio mensalmente e, com a falta do produto na Farmácia de Pernambuco, o Governo Estadual precisa depositar o valor do remédio em uma farmácia comum para que ele possa pegá-lo. "É uma obrigação do estado entregar esse remédio. Além da Lantus, está em falta a insulina Lispro, a Lanceta, e também não tem fita para gente fazer o teste glicêmico nem agulha para colocarmos na caneta e aplicarmos a medicação", denuncia.

Procurada pelo NE10, a Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio de nota, que a Farmácia de Pernambuco já finalizou o processo de licitação da insulina glargina (nome comercial Lantus) e está negociando com o fornecedor a entrega do produto no menor prazo possível. Questionada se há previsão de quando esse procedimento seja finalizado e os medicamentos voltem às prateleiras à disposição dos diabéticos, a assessoria de comunicação da SES informou que a secretaria "está trabalhando para agilizar a entrega".

DENÚNCIAS - A falta de medicamentos é um problema recorrente no estado. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) já recebeu diversas denúncias e possui um inquérito, desde 2012, que investiga o problema. De acordo com a promotora Maria Ivana Botelho, não houve, nos últimos meses, reclamação aos Ministério Público relacionada especificamente à falta da insulina Lantus, mas o caso será investigado. "Só o fato de a imprensa nos procurar e nos questionar já ajuda. Vamos fazer um ofício, que será encaminhado à Secretaria de Saúde para pedir medidas que regularizem o estoque do produto", explicou a promotora.


Mais lidas