Meio ambiente

Filhotes de tartaruga nascem em praia de Ipojuca

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 26/01/2015 às 20:33
Leitura:

O ninho já estava sendo monitorado e as 152 tartaruguinhas nasceram na tarde desta segunda-feira (26) / Foto:Thyara Noely/Cortesia

O ninho já estava sendo monitorado e as 152 tartaruguinhas nasceram na tarde desta segunda-feira (26) Foto:Thyara Noely/Cortesia

Cerca de 150 filhotes de tartaruga nasceram na tarde desta segunda-feira (26) na Praia de Merepe, em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Um grupo de ambientalistas trabalhou para que as tartaruguinhas chegassem em segurança ao mar.

Os filhotes são da espécie "tartaruga de pente" e os ninhos já estavam sendo monitorados há algumas semanas pela equipe de biólogos da ONG Ecoassociados, que monitoram outras espécies de tartarugas marinhas em Porto de Galinhas e demais praias do município de Ipojuca.

De acordo com Thyara Noely, que integra a equipe da Ecoassociados, o período em que as tartarugas põem os ovos e a eclosão (nascimento das tartaruguinhas) é de 56 dias, aproximadamente. Todos os 152 filhotes nascidos nesta tarde foram conduzidos com  segurança ao mar.

Thyara explica que esse cuidado inicial é indispensável, haja vista a alta taxa de mortalidade das tartarugas nos primeiro anos de vida: "Há a estimativa de que, a cada mil filhotes nascidos, apenas um ou dois chegarão na idade adulta. Esse acompanhamento é fundamental para que o máximo de filhotes seja entregue ao mar".

As tartaruguinhas foram conduzidas em segurança ao mar

As tartaruguinhas foram conduzidas em segurança ao mar Foto:Thyara Noely/Cortesia

Ainda de acordo com Thyara, esse alto índice de mortalidade entre as tartaruguinhas acontece, principalmente, por causa de predadores naturais, que se alimentam dos filhotes; nesta idade, eles ainda não podem se defender.

Outros ninhos estão sendo monitorados e mais tartaruguinas devem nascer no litoral de Ipojuca ainda no fim desta semana, numa faixa de areia que compreende 12 quilômetros.

Mais lidas