Jaboatão

Moradores do Conjunto Muribeca entregam documentos para solicitação de auxílio-moradia

Ne10
Ne10
Publicado em 09/10/2009 às 11:08
Leitura:

Na manhã desta sexta-feira (9), muitos moradores dos prédios interditados no Conjunto Residencial da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, estão reunidos na Associação Comunitária Muribeca, entregando a documentação necessária para a solicitação do auxílio-moradia, no valor de R$ 400. Seguindo uma recomendação do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) , a Defesa Civil de Jaboatão determinou, nessa quinta-feira (8),  a desocupação dos blocos 55, 99, 159, 175 e 195 da quadra 2, por risco de desabamento.

O coordenador da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Artur Paiva Paiva, informou que, ainda na tarde desta sexta, vai encaminhar os documentos ao Ministério Público Federal para que a Caixa Econômica Federal (CEF) pague o benefício aos donos dos 160 apartamentos interditados. "Esperamos que o juiz conceda logo uma liminar condenando a seguradora da CEF a pagar o auxílio", disse o coronel.

LEIA MAIS
» Cinco blocos do Conjunto Residencial Muribeca são interditados

A maioria dos moradores deixou o residencial ainda nessa quinta, apenas três famílias ainda dormiram nos prédios interditados porque eram pessoas do interior, mas ainda hoje elas devem abandonar os apartamentos.

Muitas famílias continuam retirando seus móveis, roupas e documentos na manhã de hoje. A maioria está indo para a casa de parentes, enquanto outros preferem alugar imóveis em blocos do próprio conjunto. "As famílias não vão poder voltar pros apartamentos até que seja feita uma recuperação estrutural", pontuou Artur Paiva.

Para evitar saques, guardas municipais fazem a segurança dos prédios. A Prefeitura de Jaboatão disponibilizou dez caminhões para ajudar na mudança dos moradores, que estão proibidos de dormir nos apartamentos, mas ainda têm oito dias para entrar para retirar os pertences.

Além desses cinco prédios do tipo caixão, seis edifícios já tinham sido condenados no Residencial. Segundo o coronel Artur Paiva, em menos de um mês o Itep deverá entregar o laudo de outros dois blocos com aparente risco de desabamento.

O conjunto, contruído em 1982, é formado por 69 prédios-caixão. Em 1986, o bloco 10 da quadra 1 apresentou problemas e precisou ser demolido. O último bloco interditado foi o 155, da quadra 2, em maio deste ano.

Mais lidas