HUOC

Adolescente que sobreviveu à raiva humana tem alta no Recife

Ne10
Ne10
Publicado em 18/09/2009 às 11:40
Leitura:

Baião de dois e macarrão com carne de bode. É esta a comida que Marciano Gomes, de 16 anos, quer encontrar quando chegar em casa. O adolescente, segunda pessoa no mundo e primeira no Brasil a sobreviver à raiva humana, recebeu alta, às 9h desta sexta-feira (18). Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz (HUOC), Santo Amaro, Região Central do Recife.

De acordo com o chefe da equipe responsável pelo tratamento de sucesso, Gustavo Trindade, o garoto volta para casa, mas apenas por um certo tempo, já que, em três semanas, terá de retornar ao hospital para uma intervenção cirúrgica ortopédica no quadril. 'A gente quer mais e isso vai depender dessa cirurgia e do pós-operatório', disse o médico infectologista.

VEJA TAMBÉM
»
Quase um ano após contrair raiva, jovem sai de hospital para passear
» Galeria de fotos exclusiva da chegada de Marciano ao Sertão (em pop-up)

Para a agricultora Sônia Oliveira, 45, levar o filho para casa depois de 11 meses no hospital - com entrada em 10 de outubro de 2008 - é um alívio. 'É uma emoção muito grande. Abaixo de Deus, os médicos', comemora dona Sônia que vive no distrito Nazaré do Pico, em Floresta, Sertão pernambucano.

Apesar da grande alegria, o pai de Marciano, João Gomes de Menezes, 52, volta com uma preocupação. Ele não sabe como fará para sustentar a família se, tanto ele quanto a esposa, terão que ficar sem trabalhar para cuidar do filho.

Marciano retorna ao lar com remédio suficiente para três semanas e duas cadeiras de rodas, mas ainda falta muito. Segundo a mãe, ele precisa de colchão (tipo casca de ovo), cama e dinheiro, já que a família terá que trazê-lo periodicamente para sessões de fisioterapia na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 'Tem que ter ajuda da família, do povo, dos amigos', pede dona Sônia. Os interessados em fazer doações, podem depositar qualquer quantia em dinheiro na poupança disponibilzada pelos pais do garoto.

Mais lidas