Imunização

Vacina da dengue: pronta em cinco anos

Publicado em 01/03/2002 às 8:38
Leitura:

Uma vacina capaz de imunizar a população contra os vírus da dengue deve demorar cinco anos, após os testes e a comprovação da eficácia. Esse é o tempo estimado pelo virologista norte-americano Robert Shope, 73, chefe do comitê da OMS (Organização Mundial da Saúde) que acompanha pesquisas para a obtenção de vacinas.

A pesquisa mais avançada, iniciada nos anos 80, está em teste de campo na Tailândia. A vacina para quatro tipos de vírus foi aplicada em cerca de 200 pessoas, com resposta satisfatória. Para confirmar a eficácia, a vacina deve ser estendida a mais de 3.000 pessoas.

Shope, professor universitário nos EUA, apresentou as experiências científicas para obtenção da vacina contra a dengue em seminário da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Foz do Iguaçu (PR), encerrado na quinta-feira.

Segundo ele, nos EUA há outros três grupos tentando obter a vacina. Shope também cita experiências brasileiras da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), do Rio, e da USP, em Ribeirão Preto. Nenhuma passou da fase laboratorial.

Na hipótese de a vacina tailandesa ser a primeira a ser liberada, Shope não vê inconveniente de ela ser aplicada no Brasil, onde só três tipos de vírus foram isolados no ambiente. - O Brasil não tem o tipo 4 [do vírus, mas ele pode chegar a qualquer momento.

A maior preocupação é a possibilidade de a vacina permitir que uma pessoa tenha a dengue hemorrágica, cujo risco é maior quando há infecções seguidas. - Não podemos saber se um dos tipos de vírus pode não responder numa pessoa que receber a vacina polivalente.

Fonte: Folha Online

Mais lidas