Dessalinizadores

Comunidades de Sergipe recebem sistema de dessalinização de água

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 16/10/2015 às 17:45
Leitura:

 

Até final do ano, estado pretende inaugurar 25 dessalinizadores, que ofertarão água potável / Foto: divulgação

Até final do ano, estado pretende inaugurar 25 dessalinizadores, que ofertarão água potável Foto: divulgação

O Programa Água Doce entregou o primeiro sistema de dessalinização do Estado de Sergipe. Ao todo, serão atendidas 30 comunidades, em nove municípios, com investimento de mais de R$ 6 milhões, beneficiando 15 mil pessoas que passarão a ter acesso à água própria para consumo.

A primeira comunidade beneficiada é o assentamento quilombola Serra da Guia, no município de Poço Redondo. O dessalinizador atenderá 600 pessoas que vivem no assentamento, além de abastecer o posto médico e a escola da comunidade.

“Isso tudo é resultado de uma parceria muito importante entre o governo federal, estadual, municipal e sociedade civil”, ressaltou o coordenador nacional do programa, Renato Ferreira, durante a entrega dos equipamentos nessa quinta-feira (15).

“Já temos 25 obras em curso e pretendemos entregar esses 25 sistemas, em sete municípios de Sergipe, até dezembro”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Olivier das Chagas. “É impressionante ver a satisfação das pessoas com a chegada dessa água pura. É muito gratificante fazer parte disso”, disse.

O município de Poço Redondo está situado no polígono das secas, no sertão sergipano, com uma população de 30.880 habitantes. Por possuir o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado (0,529), é considerado pelo Plano Estadual do Programa Água Doce como prioritário para atendimento.

PROGRAMA ÁGUA DOCE - A iniciativa é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que estabelece uma política permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano.

Lançado em 2004, passou a integrar o Plano Brasil sem Miséria há dois anos e consiste na implantação e recuperação de aparelhos de dessalinização em áreas rurais de baixa renda do Semiárido, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais. Abrange os nove estados do Nordeste e Minas Gerais e já beneficiou mais de 100 mil pessoas.

 

 

Mais lidas