Falta d'água

Abastecimento de água em Aracaju será normalizado gradualmente

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 15/05/2015 às 20:46
Leitura:

Uma nova adutora teve que ser construída emergencialmente para substituir as duas destruídas no último sábado / Foto: divulgação

Uma nova adutora teve que ser construída emergencialmente para substituir as duas destruídas no último sábado Foto: divulgação

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concluiu a obra da adutora construída emergencialmente para restabelecer o fornecimento de água à população da região metropolitana de Aracaju. Apesar de o serviço ter ficado pronto nesta quinta (14) - um dia antes do previsto -, o fornecimento ainda demorará alguns dias para ser normalizado.

Segundo a Deso, o bombeamento da água para a Adutora do São Francisco só foi iniciado na madrugada desta sexta (15), devido à necessidade de secagem do concreto usado na obra. Com a adutora em funcionamento desde as 5h desta sexta-feira, a previsão é que o abastecimento seja normalizado em poucos dias, a partir deste sábado (16). Até lá, governo estadual e a prefeitura de Aracaju continuarão atendendo à população com carros-pipa.

A nova adutora teve que ser construída emergencialmente para substituir as duas destruídas no último sábado (9), quando a ponte que liga as cidades de Laranjeiras e Maruim, pela BR-101, caiu no Rio Cotinguiba. As adutoras estavam instaladas na estrutura de sustentação da ponte. Quatro pessoas que passavam pelo local com vários cavalos se feriram e alguns animais morreram.

O acidente causou a interrupção de 70% do abastecimento da região metropolitana de Aracaju. Na última terça-feira (12), o governador Jackson Barreto decretou estado de emergência nos municípios de Laranjeiras e Maruim. Com o decreto, que tem duração de 180 dias, o estado pode pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos na Adutora do São Francisco.

Devido à falta de água, as escolas das áreas prejudicadas tiveram as aulas suspensas. As unidades de saúde foram abastecidas por caminhões-pipa contratados pela prefeitura da capital sergipana. A seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes registrou reclamações de comerciantes que reduziram o horário de expediente de seus estabelecimentos, além do custo na compra de água mineral para preparar a comida e a lavar a louça em função da falta de qualidade da água fornecida pelos caminhões.

Mais lidas