Após pânico

Forças Armadas deixam as ruas da Grande Natal neste sábado

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 04/02/2017 às 14:05
Leitura:

Cerca de 1.850 militares das Forças Armadas deixam as ruas da Grande Natal depois de reforçar segurança / Foto: AFP

Cerca de 1.850 militares das Forças Armadas deixam as ruas da Grande Natal depois de reforçar segurança Foto: AFP

  Cerca de 1.850 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira vão deixar as ruas da Grande Natal, no Rio Grande do Norte, neste sábado (4), depois de reforçar a segurança pública e carcerária por 16 dias durante a Operação Potiguar II. A ação, que começou no dia 20 de janeiro, começou depois do clima de insegurança instaurado devido aos ataques ao transporte coletivo e à depredação aos órgãos públicos do estado. Assim que houve a transferência de cerca de 220 integrantes de facções criminosas da Penitenciária de Alcaçuz, também na Região Metrolitana de Natal, para outras unidades prisionais, o pânico foi instaurado pelos internos que fugiram durante as rebeliões.

Ao todo, 3,8 mil operações foram realizadas pelas três forças de segurança entre patrulhamento fluvial (nos rios), a pé e motorizado, revistas de pessoas, veículos e embarcações, além de reconhecimentos de helicópteros, escoltas e controle de pontos estáticos. A segurança também deu apoio às ações dos órgãos estaduais de segurança pública, entre outros.

A operação estava prevista para terminar no dia 30 de janeiro, porém o governo federal prorrogou a ação por mais cinco dias. O comando  da 'Força Tarefa Guararapes', composto pelas três forças de segurança, considerou a atuação como positiva.

Avaliação do ministro da Defesa

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, deve apresentar um balanço final da operação na Grande Natal, nesta segunda-feira (6), por volta das 11h, em uma entrevista coletiva à imprensa. O evento está marcado para acontecer no Centro de Coordenação de Operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, onde haverá uma apresentação dos resultados da Operação Potiguar II.

Situação agravada

A situação no Estado do Rio Grande do Norte se agravou após o motim que deixou 26 mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada na Grande Natal. A Polícia Militar voltou a entrar no presídio para transferir 220 homens ligados à facção Sindicato do Crime (SDC), que prometeu retaliações.

Mais lidas