Participação em facção

Polícia prende 17 suspeitos de envolvimento na rebelião em Alcaçuz

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 22/01/2017 às 17:29
Leitura:

Dos 17 suspeitos de envolvimento com a rebelião em Alcaçuz, cinco são apontados como líderes / Foto: AFP

Dos 17 suspeitos de envolvimento com a rebelião em Alcaçuz, cinco são apontados como líderes Foto: AFP

  Pelo menos 17 suspeitos de envolvimento na rebelião da Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, Rio Grande do Norte, foram presos pela polícia. De acordo com a nota da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), cinco dos detidos são apontados como líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que disputam o controle dos pavilhões da unidade com a facção Sindicato do Crime desde o último dia 14.

Dos presos, ao menos três adolescentes também são apontados como suspeitos de participar dos crimes relacionados à rebelião. Dois dos menores tentaram cometer crimes contra prédios públicos no estado. Dentre os envolvidos estão: um foragido do Alcaçuz, preso após cometer um roubo, um homem que tentava jogar 54 munições para dentro do presídio e um suspeito de gravar e divulgar um vídeo com ameaças.  

Outras pessoas também foram presas suspeitas de atear fogo na garagem da Prefeitura de São Paulo do Potengi e dois homens e uma mulher que dispararam contra um ônibus na Zona Norte de Natal, além de outro de ter incendiado três ônibus na Barra de Maxaranguape, nas proximidades da capital do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Segurança Pública, uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional e a Guarda Municipal foi montada, desde a última segunda-feira (16), na tentativa de localizar os suspeitos. Outros casos foram abertos por meio de inquéritos policiais.

Natal sem ônibus pelo 4º dia

A secretaria confirmou que o transporte público não funciona desde a última quinta-feira (18) e que, neste domingo, também houve interrupções, apesar da presença das Forças Armadas. A pasta acredita que a situação volte a ser normalizada nesta segunda-feira (23). O governo estadual garantiu o reforço policial nos ônibus que circulam na cidade, inclusive nas garagens das empresas.

No quatro dia consecutivo da paralisação, ao menos 26 ônibus e micro-ônibus foram incendiados no Rio Grande do Norte.

Mais lidas