Crise carcerária

Homem é flagrado tentando jogar munições na Penitenciária de Alcaçuz

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 19/01/2017 às 18:48
Leitura:

O suspeito confessou que era integrante de uma facção criminosa e tentava arremessar munições / Foto: AFP

O suspeito confessou que era integrante de uma facção criminosa e tentava arremessar munições Foto: AFP

  Um homem foi detido pela Força Nacional de Segurança Pública após tentar jogar munições para dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (19). A unidade prisional, que passa por uma rebelião desde o último sábado (14), registrou vários conflitos entre os integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime do RN (aliado ao Comando Vermelho), que disputam o controle dos pavilhões da unidade prisional.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, Ítalo Gaspar da Costa, de 18 anos, foi flagrado por Militares da Força Nacional carregando uma sacola com várias munições. O jovem foi flagrado enquanto Militares da Força Nacional faziam vistoria nos arredores da unidade.

O suspeito confessou que era integrante de uma facção criminosa e tentava arremessar para dentro da unidade. Logo em seguida, ele foi levado para delegacia onde realizou os procedimentos cabíveis. A Força Nacional também apreendeu na lateral da unidade, nessa quarta-feira (18), um revólver calibre 32 e mais munições.

Um novo confronto ocorreu, na manhã desta quinta-feira, na Penitenciária de Alcaçuz. Os presos tentaram invadir o Pavilhão 5, onde estão detidos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Um helicóptero da Polícia Militar do RN jogou bombas de efeito moral na tentativa de conter o conflito, porém foi sem sucesso.

Tentativa de fuga na penitenciária

Ainda nesta quinta-feira, a polícia conseguiu evitar uma tentativa de fuga na unidade carcerária. Os agentes penitenciários e policiais localizaram um túnel na cela de número 4. A unidade recebeu na noite dessa quarta-feira 116 detentos, mas foram impedidos pela Justiça de entrar na unidade, que enfrenta uma rebelião desde o último sábado (14).

Mais lidas