Crise prisional

Governador do RN pede 'socorro' imediato e Temer autoriza envio das Forças Armadas

NE10
NE10
Publicado em 19/01/2017 às 14:50
Leitura:

 O contingente deslocado para a região será formado principalmente por homens do Exército. / Foto: AFP.

O contingente deslocado para a região será formado principalmente por homens do Exército. Foto: AFP.

Diante da situação de violência que se agrava dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e nas ruas de Natal (RN) por conta da rebelião entre facções rivais que dominam esse presídio, o presidente Michel Temer autorizou nesta quinta-feira (19) o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança nas ruas da capital potiguar, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). 

Mais cedo, o governador do estado, Robinson Faria, pediu "socorro" imediato das forças armadas, em entrevista à Rádio CBN. Ele solicitou que o envio das tropas federais ocorresse já nesta quinta-feira. O contingente deslocado para a região será formado principalmente por homens do Exército.

Faria disse ter falado por telefone com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, pedindo o envio da força de segurança, sob autorização do presidente da República, para patrulhamento das ruas da capital potiguar. Desde a tarde dessa quarta-feira (18) vários ônibus e carros do governo estadual foram incendiados e prédios públicos também sofreram ataques. 

O mandatário afirmou que as investidas são uma "retaliação" por o governo ter decidido separar integrantes das facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime do RN (SDC) por meio da transferência de detentos dos pavilhões 1 e 2 - dominado pelo SDC. "Ambos estão retaliando o governo", disse faria na entrevista à rádio.

A situação no Estado do Rio Grande do Norte se agravou após o motim que deixou 26 mortos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada na Grande Natal. A Polícia Militar voltou a entrar no presídio para transferir 220 homens ligados à facção Sindicato do Crime (SDC), que prometeu retaliações.

Conforme apurou o portal Tribuna do Norte, o governador definiu em reunião com o Ministério Público, que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar vai entrar ainda nesta quinta-feira em Alcaçuz para "pacificar" a unidade prisional. "Vamos entrar com armas não-letais, porque já sabemos que os presos não possuem armas de fogo", disse o portal. 

Após a eventual pacificação, Faria disse que o plano é retirar todos os presos da penitenciária e separar as facções em outras unidades. "Vamos interditar Alcaçuz", disse ao Tribuna do Norte. 

Mais lidas