Crise carcerária

Detentos 'neutros' são transferidos para Penitenciária de Alcaçuz

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 18/01/2017 às 19:04
Leitura:

Alcaçuz foi palco de uma rebelião que durou cerca de 14 horas, entre sábado (14) e domingo (15) / Foto: AFP

Alcaçuz foi palco de uma rebelião que durou cerca de 14 horas, entre sábado (14) e domingo (15) Foto: AFP

  Alguns detentos da Penitenciária de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, foram transferidos pelo governo do estado para a Penitenciária Estadual de Parnamirim, também na capital, fazendo uma espécie de 'intercâmbio'. Cerca de 200 presos foram retirados, na tarde desta quarta-feira (18), para tentar minimizar os efeitos da atual crise carcerária.

Os internos, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Caio Bezerra, eram ligados ao Sindicato do Crime. A facção ocupava os pavilhões 1 e 2 da penitenciária. "A operação foi muito bem-sucedida. Não houve resistência por parte dos presos. Fizemos revista em todos os pavilhões e localizamos armas de fogo, colete à prova de bala e grande quantidade de armas brancas", detalhou.

Dos 230 internos levados para Alcaçuz, todos não pertenciam a nenhum grupo criminoso, garantiu o secretário. "Trouxemos para Alcaçuz presos de posição neutra e acreditamos que, com isso, a unidade poderá ficar mais tranquila", acredita.

Um policial descreveu o clima das ameaças de confrontos entre os integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime do RN (aliado ao Comando Vermelho), que decretaram uma nova rebelião, na manhã desta terça-feira (17), na Penitenciária de Alcaçuz, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Os conflitos, que acontecem desde o último sábado (14), são entre duas facções rivais pelo controle dos pavilhões da unidade prisional.

"Se houver o confronto, é morte demais... a gente tá numa situação difícil. A gente acha que não tem condições de segurar. Não temos condições de matar uma quantidade dessa de preso. Se não houver confronto agora, terá de noite porque tá todo mundo solto", disse o policial.

AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP

Rebelião no Alcaçuz

Alcaçuz foi palco de uma rebelião que durou cerca de 14 horas, entre sábado (14) e domingo (15). Inicialmente, as autoridades estaduais falavam em pelo menos dez mortos.Os secretários estaduais da Justiça e da Cidadania, Walber Virgolino da Silva Ferreira, e da Segurança Pública e Defesa Social, Caio César Marques Bezerra, anunciaram que 26 corpos foram localizados e transferidos para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), onde serão identificados.

Na tarde desta segunda-feira, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse, por meio de sua conta no Twitter, que vai pedir ao governo federal o aumento no contingente da Força Nacional de Segurança Pública no estado. O governador virá a Brasília amanhã (17) para se reunir com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, e solicitar o reforço do efetivo da Força Nacional para o enfrentamento à crise instalada no sistema penitenciário.

Mais lidas