Energia

RN inaugura parque de energia eólica e ultrapassa 2 GWe

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 17/04/2015 às 18:59
Leitura:

Rio Grande do Norte chegou a 2,02 gigawatts de potência instalada / Foto: divulgação

Rio Grande do Norte chegou a 2,02 gigawatts de potência instalada Foto: divulgação

O início da operação de um novo parque eólico, nesta sexta-feira (17), no município de João Câmara, na região do Mato Grande, a 82 km de Natal, fez o Rio Grande do Norte ultrapassar a marca de dois gigawatts de energia produzida a partir dos ventos. A informação é do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), que calcula 75 usinas produzindo energia eólica comercialmente no estado atualmente.

Com o novo parque, o Rio Grande do Norte chegou a 2,02 gigawatts de potência instalada. Assim, o estado supera a soma da potência instalada em todos os países da América do Sul, além da produção de países como Grécia, Bélgica e Noruega.

A energia eólica se destaca na matriz elétrica brasileira, e é a fonte que mais cresceu nos primeiros meses de 2015. Somente em março, foram adicionados 177,6 MW de energia eólica à capacidade instalada brasileira, 34,9% de toda a energia nova que entrou em operação comercial naquele mês.

Em um ano, a capacidade instalada eólica brasileira cresceu 133%. Em março de 2015, 5.703 MW instalados de geração de energia eram oriundos de fonte eólica na matriz brasileira, contra 2.441 MW instalados em março de 2014.

Mais lidas