Crime

Radialista é morto a tiros em cidade próxima a João Pessoa

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 02/03/2015 às 20:50
Leitura:

O caso foi denunciado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) / Foto: Portal Paraíba

O caso foi denunciado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) Foto: Portal Paraíba

O radialista Ivanildo Viana foi assassinado em uma rodovia federal em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, na sexta-feira (27). O caso foi denunciado pelo CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas), uma organização internacional independente que se dedica a defender a liberdade de expressão.

Viana foi morto com três tiros no tórax e um na cabeça. Segundo relatos de testemunhas à imprensa local, o jornalista voltava para casa dirigindo sua motocicleta pela BR-101 Norte quando dois suspeitos, em outra moto, se aproximaram e efetuaram os disparos, fugindo em seguida.

Outra hipótese é que o crime tenha tido o apoio de comparsas que estavam nas proximidades, em um carro branco. A Polícia Civil de Santa Rita apura o envolvimento de três suspeitos. Amigos da vítima afirmaram que Viana nunca relatou ter sofrido nenhum tipo de ameaça devido à sua profissão nem que tivesse algum desentendimento pessoal.

No programa de rádio que ele apresentava, "100% Você", Viana trazia músicas intercaladas com notícias de variedades, além de promover ações filantrópicas.

O CPJ fez um apelo para que as autoridades brasileiras investiguem com rigor o assassinato do jornalista paraibano, diante dos recentes casos de morte de profissionais no país no exercício da profissão.

"Os jornalistas no Brasil têm enfrentado uma onde de violência letal nos últimos anos e, na maioria dos casos, os assassinos ficam impunes", afirmou o coordenador-sênior do programa das Américas do CPJ, Carlos Lauría.

Desde 2011, pelo menos 13 jornalistas foram assassinados, segundo o CPJ, em represália direta por seu trabalho.

Mais lidas