São Luís

Presos fogem do Complexo de Pedrinhas com ajuda de criminosos

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 05/04/2015 às 12:39
Leitura:

Mais de 20 presos já fugiram neste ano do sistema penitenciário do Maranhão / Foto: Agência Brasil

Mais de 20 presos já fugiram neste ano do sistema penitenciário do Maranhão Foto: Agência Brasil

Quatro presos fugiram na madrugada deste domingo (5) do Centro de Detenção Provisória (CDP), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. Os detentos tiveram ajuda de criminosos armados com espingardas calibre 12 e pistolas. O grupo trocou tiros com os policiais das guaritas enquanto os presos desciam o muro do CDP com a ajuda de uma corda.

Os policias foram surpreendidos pelos criminosos por volta das 3h. Eles chegaram em uma caminhonete F-10 e um Palio, que ficaram estacionados à espera dos fugitivos durante a troca de tiros. Os bandidos fugiram em direção à BR-135, onde abandonaram a F-10 e roubaram outra caminhonete.

Na BR-135, os fugitivos novamente trocaram tiros com policiais, desta vez da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um policial foi ferido no pé. Policiais da Força Tática e do Grupo Tático Aéreo (GTA), da PM-MA, ainda procuram os foragidos.

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) confirmou a fuga, mas ainda não divulgou os nomes dos presos foragidos nem a que crimes eles respondem.

Mais de 20 presos já fugiram neste ano do sistema penitenciário do Maranhão, que vive uma crise desde 2013, quando 60 presos foram mortos por outros detentos – ao menos quatro deles decapitados – nas cadeias maranhenses.

Em 2014, foram 24 assassinatos – 17 só em Pedrinhas –, sendo que mais de 100 presos conseguiram fugir do sistema.

Em setembro de 2014, 36 detentos conseguiram escapar do mesmo Centro de Detenção Provisória após um caminhão basculante (tipo caçamba), roubado momentos antes, ser jogado contra o muro da prisão.

Mais lidas