Tráfico de animais

Ação integrada apreende 870 animais silvestres na Bahia

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 05/12/2014 às 17:40
Leitura:

Além dos animais apreendidos, a polícia prendeu nove pessoas na operação / Foto: divulgação PRF/BA

Além dos animais apreendidos, a polícia prendeu nove pessoas na operação Foto: divulgação PRF/BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia divulgou nesta sexta-feira (5) o  resultado de uma ação conjunta de combate ao tráfico de animais e reabilitação da fauna silvestre, coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) entre os dias 24 de novembro e 4 de dezembro. Ao todo, cerca de 870 animais silvestres foram resgatados e nove pessoas presas, sendo cinco delas por crimes ambientais.

A operação desenvolveu ações nos municípios de Mortugaba, Matina, Jacaraci, Urandi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Caetité, Igaporã, Iuiu, Malhada e Carinhanha. Diversos órgãos estaduais e federais participaram da operação, entre eles estavam: Funasa, Ibama, MPF, MPT, Sefaz e integrantes da ECO – ONG, sediada em Pernambuco mas que atua na região do Raso da Catarina, na região de Paulo Afonso, na região norte da Bahia.

Entre as várias espécies de aves encontradas pelas autoridades estavam araras, papagaios, periquitos, canários-da-terra, seriemas, cardeais, pássaros-pretos, corrupiões, e um casal de quero-quero. Além das aves, a operação também resgatou micos, cágados d’água, jabutis, um tatu e uma fêmea de veado que era mantida em cativeiro há dois anos.

A maior parte dos animais foi encontrada bastante machucada ou debilitada, algumas aves, inclusive, tiveram penas cortadas, ou patas e asas amputadas. O bichos passaram pela avaliação de veterinários e biólogos. Alguns animais foram reintegrados à natureza e outros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres localizado, em Vitória da Conquista, onde permanecerão até adquirirem condições de serem reintegrados à natureza.

Mais lidas