Saúde

Programa Mais Médicos vai criar seis cursos de medicina no interior da Bahia

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 01/10/2014 às 21:47
Leitura:

Programa Mais Médicos já atendeu mais de 4 milhões de pessoa na Bahia / Foto: divulgação

Programa Mais Médicos já atendeu mais de 4 milhões de pessoa na Bahia Foto: divulgação

Três municípios baianos - Alagoinhas, Eunapólis e Itabuna - firmaram, nesta quarta-feira (1º), termos de compromisso com o Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a implantação de cursos de medicina. A inclusão dos novos cursos no interior baiano vai aumentar para 12 mil o número de vagas para a graduação.

Outras três cidades, Jacobina, Juazeiro e Guanambi, foram selecionadas pelo Governo Federal e deverão assinar o compromisso nos próximos dias. A iniciativa faz parte de uma das etapas do Programa Mais Médicos, que prevê a criação de 39 faculdades de medicina na rede privada de ensino no Brasil, seis delas na Bahia.

A primeira parada foi em Alagoinhas, a 115 quilômetros de Salvador, onde o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, assinou o compromisso juntamente com o prefeito da cidade, Paulo Cezar Simões, o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS), Heider Pinto, secretário municipal de Saúde, Reginaldo Paiva, e o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.

Dentre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que os municípios recebam os novos cursos de medicina, estão: ter mais de 70 mil habitantes e ainda não contar com um curso de medicina, dispor de um hospital que possa funcionar como hospital escola, para os futuros residentes, dentre outros. “Esperamos que toda a nossa região seja beneficiada com a chegada desse novo curso”, declarou o secretário de Saúde de Eunapólis, Mário Gontijo.

Mais lidas