Tensão

Tillerson: Rússia falhou em suas responsabilidades na Síria

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 07/04/2017 às 0:15
Leitura:

Secretário americano de Estado, Rex Tillerson, falou após o ataque americano / Foto: AFP

Secretário americano de Estado, Rex Tillerson, falou após o ataque americano Foto: AFP

A Rússia falhou com suas responsabilidades na Síria, declarou nesta quinta-feira (6) o secretário americano de Estado, Rex Tillerson, após o ataque americano contra uma base do regime do presidente Bashar al Assad.

O secretário afirmou ainda que a Rússia foi cúmplice ou "simplesmente incompetente" ao falhar com suas obrigações com o acordo, firmado depois de um ataque químico em 2013.

"Os russos foram avisados antes do ataque" de cerca de 60 mísseis contra a base aérea, através da linha de comunicação especial estabelecida entre Washington e Moscou para evitar incidentes na Síria, admitiu o porta-voz do Pentágono Jeff Davis.

Os Estados Unidos informaram, através do Pentágono, que advertiram a Rússia sobre o ataque a uma base aérea na Síria. "As forças russas foram alertadas antes do ataque através da linha estabelecida", disse o comandante Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.

Alvos dos mísseis Tomahawk

Ilustração: Artes/ JC

Os Estados Unidos lançaram dezenas de mísseis Tomahawk de dois navios americanos de guerra, atingindo aviões e pistas em base aérea perto de Holms, na Síria. Segundo a CNN, 50 mísseis foram lançados, mas a agência France Presse afirmam que foram 70 mísseis contra alvos no país. Os disparos aconteceram após EUA prometerem resposta ao ataque com armas químicas na Síria.

Após disparos de mísseis na Síria, Trump falou em Mar-a-Lago que o ataque é "vital para segurança nacional" dos EUA e pediu que as "nações civilizadas" se unam aos EUA para "buscar acabar com o massacre e derramamento de sangue na Síria".

Mais lidas