Oriente Médio

Porta-voz do Estado Islâmico insulta Trump e convoca novos ataques

Ingrid
Ingrid
Publicado em 04/04/2017 às 17:19
Leitura:

O porta-voz do Estado Islâmico pediu aos "soldados" do grupo para lançar ataques sobretudo no Iêmen, no Sinai (Egito), na Líbia, no oeste da África, mas também nos Estados Unidos, na Rússia e na Europa. / Foto: AFP

O porta-voz do Estado Islâmico pediu aos "soldados" do grupo para lançar ataques sobretudo no Iêmen, no Sinai (Egito), na Líbia, no oeste da África, mas também nos Estados Unidos, na Rússia e na Europa. Foto: AFP

O porta-voz do grupo extremista Estado Islâmico (EI) convocou nesta terça-feira (4) seus seguidores a atacar os países que lutam contra a organização no Iraque e na Síria, e descreveu o presidente americano, Donald Trump, como um "idiota terrível".

Em uma gravação de áudio difundida nas redes sociais, Abul-Hassan al-Muhajer avaliou que os Estados Unidos estão "em decadência" e "estão se afogando" porque o país é chefiado por um "idiota terrível, que não sabe o que são a Síria, o Iraque e o Islã".

Ele pediu aos "soldados" do grupo para lançar ataques sobretudo no Iêmen, no Sinai (Egito), na Líbia, no oeste da África, mas também nos Estados Unidos, na Rússia e na Europa.

A gravação do porta-voz do EI, sua primeira desde dezembro, veio à tona enquanto as forças iraquianas avançavam frente aos combatentes do grupo extremista no oeste de Mossul, após ter retomado, em janeiro, a parte oriental da segunda cidade do país.

Os extremistas também enfrentam grandes dificuldades perto de Raqa, reduto do grupo na Síria.

Nos dois últimos anos, o grupo jihadista acumulou reveses no Iraque e na Síria, perdendo uma grande porção dos territórios que havia conquistado em 2014 e onde havia proclamado um "califado".

Mais lidas