Alemanha

Medalha de ouro de 100 kg é roubada de museu de Berlim

Ingrid
Ingrid
Publicado em 27/03/2017 às 13:34
Leitura:

Segundo os meios de comunicação alemães, trata-se da peça "Big Maple Leaf" (grande folha de bordo), uma medalha comemorativa cunhada pela Casa da Moeda Real canadense em 2007.  / Foto: Marcel Mettelsiefen/  DPA / AFP

Segundo os meios de comunicação alemães, trata-se da peça "Big Maple Leaf" (grande folha de bordo), uma medalha comemorativa cunhada pela Casa da Moeda Real canadense em 2007. Foto: Marcel Mettelsiefen/ DPA / AFP

Uma gigantesca medalha de ouro puro de 100 quilos e avaliada em 3,7 milhões de euros (4 milhões de dólares) foi roubada nesta segunda-feira (27) do Museu Bode, no centro de Berlim, anunciou a polícia.

Segundo os meios de comunicação alemães, trata-se da peça "Big Maple Leaf" (grande folha de bordo), uma medalha comemorativa cunhada pela Casa da Moeda Real canadense em 2007. A peça, sobre a qual figura um retrato da rainha Elizabeth II da Inglaterra, mede 53 cm de diâmetro e 3 cm de grossura.

Os ladrões utilizaram uma escada sobre uma ferrovia situada ao lado do museu e entraram às 03h30 locais (22h30 de Brasília) no edifício, detalha a polícia local no Twitter.

O tráfego das linhas de trens da periferia berlinense foi interrompido nesta segunda-feira para permitir que os investigadores recolham os primeiros indícios.

O Museu Bode, conhecido por suas esculturas e seu "gabinete de medalhas", está situado em pleno centro da capital alemã, na "ilha dos museus", núcleo cultural da antiga Berlim oriental, incluído no patrimônio mundial da Unesco desde 1999.

Mais lidas