Recorde

Médicos retiram cisto ovariano de 32 quilos em mulher no México

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/03/2017 às 3:51
Leitura:

Mulher achou que estava engordando ao perceber a barriga crescer / Foto: reprodução

Mulher achou que estava engordando ao perceber a barriga crescer Foto: reprodução

Um cirurgia impressionante no México retirou um cisto ovariano em uma mulher de 24 anos que pesava 32 quilos, peso equivalente a 10 bebês recém-nascidos. O procedimento para a retirada do cisto, considerado o maior registrado pela medicina, aconteceu no Hospital Geral da Cidade do México, com equipe médica comandada pelo médico Erik Hanson Viana, de 27 anos.

De acordo com informações do Daily Mail, o tumor cresceu ferozmente durante 11 meses. Até o momento da cirurgia, tinha uma densidade de cinco pedras, o que colocou a paciente, de identidade não revelada, em risco de insuficiência cardíaca. Ela teve problemas para andar, respirar e comer.

O médico Erik Hanson Viana segura o cisto gigante após a cirurgia

O médico Erik Hanson Viana segura o cisto gigante após a cirurgiaFoto: reprodução

No começo, a mulher pensou que estivesse apenas engordando, apesar de fazer dieta, mas resolveu procurar ajuda quando as dores ficaram insuportáveis. "A paciente estava com excesso de peso, então, depois de começar uma dieta, ela notou que seu rosto, braços e pernas estavam ficando mais finos, mas seu estômago estava ficando maior. Quando eu a encontrei, ela podia apenas andar dois passos antes de ficar agitada e sentindo como se estivesse lutando para respirar porque o cisto esmagava seus pulmões", contou o médico.

Ainda segundo a publicação, após seis meses da realização do procedimento, a jovem já recuperou a mobilidade e retornou a uma vida normal. "Este é o maior cisto que eu operei, era tão grande que ocupou 95% do abdômen do paciente. É muito raro operar um cisto tão grande, medindo meio metro de diâmetro e a circunferência foi de 157 cm", afirmou Erik. "De todas as pesquisas que eu encontrei, este é o maior cisto de ovário removido todo sem drená-lo primeiro ou derramá-lo", completou.

"Se não tivéssemos operado, teria chegado ao ponto em que ela não teria sido capaz de andar, estaria gravemente desnutrida e incapaz de comer. É difícil dizer quanto tempo ela teria vivido, mas teria sido uma qualidade de vida realmente ruim", disse o médico.

Retirada do tumor

Por causa do tamanho do cisto, a equipe médica precisou tirá-lo completamente sem drenar, o que poderia colocar a vida da paciente em risco. Até 20% dos cistos ovarianos gigantes são malignos, o que significa que se o cisto for perfurado, há chance de vazamento de células tumorais para o corpo do paciente. "Mas para removê-lo inteiro também é difícil porque a parede do cisto tem menos de um milímetro de espessura e precisa ser impedida de secar, caso contrário, poderia facilmente quebrar também."

A paciente escolheu remover o cisto ovariano completamente em vez de drená-lo primeiro, apesar de saber que ela ficaria com uma grande cicatriz. "Ela foi para o procedimento sabendo que haveria uma grande cicatriz de seu peito até a área púbica. Não estava muito preocupada com a estética e sim feliz"

Recuperação após a cirurgia

Após dois dias do procedimento feito, a paciente teve alta do hospital. Acostumada a carregar 33 kg dentro dela por causa do cisto, a saída foi como ela estivesse levitando de tão leve que ficou. "Quando a vimos seis meses após a cirurgia para ver como estava cicatrizando e monitorar outros problemas, ela estava completamente curada e completamente reta. Ela agora caminha como uma pessoa normal sem precisar de uma bengala ou de outros aparelhos de mobilidade e seu abdômen agora está plano", disse. A mulher voltou a ter uma vida normal na área rural do México.

Mais lidas