Luto

Ganhador do Pulitzer, jornalista Jimmy Breslin morre aos 88 anos

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 20/03/2017 às 7:16
Leitura:

Jimmy Breslin morreu aos 88 anos em decorrência de uma pneumonia. Ele ganhou o Pulitzer em 1986. / Foto: Reprodução/ Pulitzer

Jimmy Breslin morreu aos 88 anos em decorrência de uma pneumonia. Ele ganhou o Pulitzer em 1986. Foto: Reprodução/ Pulitzer

O repórter americano premiado Jimmy Breslin, que estava se recuperando de uma pneumonia, morreu nesse domingo (19) aos 88 anos, confirmou sua esposa, Ronnie Eldridge, segundo o New York Times.

Breslin, um nativo do Queens que abandonou a faculdade e se tornou um personagem único no mundo competitivo das redações de tabloides da cidade de Nova York, também é considerado integrante do movimento New Journalism, junto com escritores como Gay Talese, Tom Wolfe e Hunter Thompson. Seu objetivo era dar um toque mais literário às coberturas de notícias. Uma das colunas mais reverenciadas de Breslin foi sobre o enterro do presidente John F. Kennedy.

Pulitzer

Breslin ganhou o prêmio George Polk em 1985 e o prêmio Pulitzer no ano seguinte. Ele também foi um autor best-seller. Seus períodos como repórter e colunista foram no Daily News, no Newsday de Nova York, depois no Newsday de Long Island e de volta ao Daily News. "Jimmy Breslin era uma voz furiosa, engraçada, escandalosa e atenciosa que transformou a escrita de jornal em literatura", disse o editor-chefe do Daily News, Arthur Browne.

Mais lidas