EUA

Casa Branca defende cortes que afetam estudantes carentes

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 17/03/2017 às 1:04
Leitura:

Chefe de orçamento do presidente Donald Trump defendeu a eliminação de verbas para programas extracurriculares alegando que "não há provas" sobre sua eficiência / Foto: AFP

Chefe de orçamento do presidente Donald Trump defendeu a eliminação de verbas para programas extracurriculares alegando que "não há provas" sobre sua eficiência Foto: AFP

O chefe de orçamento do presidente Donald Trump defendeu nessa quinta-feira (16) a eliminação de verbas para programas extracurriculares, que apoiam principalmente estudantes carentes, alegando que "não há provas" sobre sua eficiência.

Os programas extracurriculares, "que supostamente ajudam crianças que não são alimentadas em casa para que rendam na escola (...), não provaram que estão conseguindo isto, ajudar as crianças na escola", disse Mick Mulvaney, diretor do Orçamento Federal, em coletiva na Casa Branca.

Projeto de orçamento

O projeto de orçamento de Trump para 2018 prevê o fim do programa 21st Century Community Learning Centers, que financia programas escolares antes e após as aulas, assim como nas férias.

O corte também privaria estudantes carentes - muitos que não recebem alimentação suficiente em casa - de ter acesso ao programa de refeições gratuitas financiado por verbas federais.

Segundo Afterschool Alliance - coalizão de grupos públicos e privados sem finalidade lucrativa que apoia os programas extracurriculares - os cortes de Trump são "uma traição aos milhões de estudantes e pais que dependem dos programas extracurriculares e de verão".

De acordo com o projeto de Trump, o corte representará uma economia de 1,2 bilhão de dólares.

Mulvaney também justificou o corte envolvendo um programa que financia alimentação para idosos, afirmando que "não está dando resultados".

O grupo sem fins lucrativos Meals on Wheels declarou que ajuda 2,4 milhões de idosos que "devido a suas limitações físicas ou motivos financeiros têm dificuldades para comprar ou preparar comidas".

Mais lidas