EUA

Trump pagou US$ 36 milhões de impostos em 2005

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/03/2017 às 4:23
Leitura:

Trump sempre resistiu em revelar suas declarações de renda, contrariando uma tradição entre os políticos que concorrem à presidência dos Estados Unidos / Foto: AFP

Trump sempre resistiu em revelar suas declarações de renda, contrariando uma tradição entre os políticos que concorrem à presidência dos Estados Unidos Foto: AFP

A rede de televisão americana MSNBC revelou nessa terça-feira (14) que o presidente Donald Trump pagou 36,5 milhões de dólares em impostos federais no ano de 2005, sobre uma renda total de 152,7 milhões, pouco depois de a Casa Branca informar um valor próximo.

A apresentadora da rede MSNBC Rachel Maddow anunciou nesta terça-feira no Twitter que havia acessado a declaração de renda de Trump de 2005 e que a publicaria às 21H00 local (22H00 Brasília), mas antes do anúncio um funcionário da Casa Branca antecipou que o magnata pagou 38 milhões de dólares em impostos naquele ano.

A declaração, aparentemente, foi descoberta pelo jornalista independente David Cay Johnston, que não revela sua fonte.

"É completamente ilegal roubar e publicar declarações de impostos. A imprensa desonesta pode manter este tipo de coisa em sua agenda, mas o presidente se concentrará na sua, que inclui uma reforma fiscal que beneficiará todos os americanos", declarou o funcionário encarregado de impedir o "furo" de Maddow.

Recusa em divulgar a renda

Trump sempre resistiu em revelar suas declarações de renda, contrariando uma tradição entre os políticos que concorrem à presidência dos Estados Unidos.

Desde a campanha eleitoral de 2016, a imprensa dos EUA tem investigado com o objetivo de determinar as fontes de renda de Trump e possíveis conflitos de interesses. 

Mais lidas