Park Geun-Hye

Ministério Público da Coreia do Sul convoca presidente destituída

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/03/2017 às 5:55
Leitura:

Park Geun-Hye vai depor sobre o escândalo de corrupção que levou a seu impeachment / Foto: AFP

Park Geun-Hye vai depor sobre o escândalo de corrupção que levou a seu impeachment Foto: AFP

O Ministério Público da Coreia do Sul convocou a ex-presidente Park Geun-Hye para depor na próxima semana sobre o escândalo de corrupção que levou a seu impeachment, informaram nesta quarta-feira (15) as autoridades judiciais.

Park, cuja destituição foi confirmada na semana passada pela Corte Constitucional, está citada para depor na próxima terça-feira, em Seul, informou uma fonte judicial.

"Enviamos a citação (...) ao advogado de Park esta manhã. A data é 21 de março às 09H30", confirmou o MP.

A Corte Constitucional sul-coreana confirmou na sexta-feira passada a destituição de Park pelo escândalo de corrupção e tráfico de influência de sua amiga e confidente Choi Soon-sil, situação que paralisou o governo por vários meses.

Julgamento de Park Geun-Hye

Choi está sendo julgada por ter utilizado seu relacionamento com a presidente para obrigar as grandes empresas do país a pagar milhões de dólares a fundações privadas criadas por ela, supostamente em troca de favores.

De acordo com a Corte, Park descumpriu a lei ao permitir a interferência de sua amiga, que não tinha nenhum cargo oficial, nos temas do Estado.

Park, 65 anos, foi afastada do cargo em 9 de dezembro pela Assembleia Nacional, que censurou sua cumplicidade com Choi. Milhões de sul-coreanos saíram às ruas para pedir sua destituição.

Mais lidas