Sutileza

Austrália instala semáforos com figuras femininas e gera debate

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 08/03/2017 às 9:16
Leitura:

Figuras femininas assumiram o protagonismo na sinalização de trânsito na cidade de Melbourne, Austrália. / Foto: Reprodução/ Twitter/ Jodi Lee

Figuras femininas assumiram o protagonismo na sinalização de trânsito na cidade de Melbourne, Austrália. Foto: Reprodução/ Twitter/ Jodi Lee

A cidade de Melbourne, na Austrália, adotou personagens femininos em seus semáforos, no lugar dos tradicionais bonecos, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre a igualdade entre sexos, uma iniciativa que provocou muitos debates. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 10 semáforos situados em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade apresentam figuras com vestidos. Algumas pessoas questionam se o experimento, que deve durar 12 meses, é realmente útil.

"A ideia por trás dos 'cruzamentos da igualdade' é promover a igualdade entre sexos e reduzir os preconceitos inconscientes, mudando a iconografia que observamos diariamente, em particular nos semáforos", explicou Martine Letts, do Comitê de Melbourne, ao canal ABC. A ONG formada por mais de 120 empresas e associações locais financiou a iniciativa, que recebeu o apoio do estado de Victoria.

As primeiras reações foram comedidas, algumas até irônicas. 

"Gosto de pensar que nos novos semáforos de Melbourne como pequenos homens verdes vestidos como drags", escreveu Thomas John Jaspers no Twitter. O prefeito de Melbourne, Robert Doyle, questionou o valor da experiência."Eu sou totalmente a favor da igualdade entre sexos, mas realmente?", afirmou à imprensa. "Infelizmente, penso que este tipo de exercício caro deve provocar mais piadas do que apoio a um tema que é muito importante", completou.

A ministra para os Direitos das Mulheres do estado de Victoria, Fiona Richardson, aplaudiu a experiência, que segundo ela vai ajudar a combater o sexismo. "Há muitas pequenas maneiras, mas simbolicamente importantes, de excluir as mulheres do espaço público", declarou. "A cultura do sexismo é feita de pequenos detalhes, como as figuras masculinas nos semáforos, e de questões maiores, como o índice de violência familiar contra as mulheres". "Nós somos um governo que trabalha para a igualdade de gênero para todas as mulheres", completou.

Mais lidas