Leitura e escrita

Em Londres, motoristas da Uber terão que fazer teste de inglês

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 03/03/2017 às 15:19
Leitura:

Motoristas do aplicativo em Londres terão que fazer testes para provar habilidades de comunicação em inglês / Foto: divulgação

Motoristas do aplicativo em Londres terão que fazer testes para provar habilidades de comunicação em inglês Foto: divulgação

A Prefeitura de Londres, no Reino Unido, venceu uma batalha contra a empresa Uber nesta sexta-feira (3), ao obrigar, a partir de agora, que os motoristas da rede façam testes para provar suas habilidades de leitura e escrita em inglês – os mesmos exames que os taxistas da cidade precisam fazer.

A decisão também é uma vitória dos taxistas de Londres, que protestam contra o aplicativo de transportes há anos. 

"Desde o meu primeiro dia na Prefeitura, estou determinado a aumentar padrões e melhorar a segurança dos táxis e dos carros privados para passageiros em Londres", comentou Sadiq Khan, prefeito da capital da Inglaterra.

A batalha legal teve início em agosto de 2016, quando o órgão público Transport for London afirmou que os motoristas deveriam provar a capacidade de se comunicar em inglês, e isso incluiria um padrão de leitura e escrita. A Uber rebateu dizendo que o tal padrão seria muito alto.

Durante audiências do caso, a Uber disse que acredita que deixar de conceder licenças para 33 mil motoristas em toda a cidade – cerca de 30% dos 110 mil motoristas de Londres - por causa do altíssimo nível do exame de inglês.

"Escrever uma redação não tem nada a ver com conversar com passageiros ou fazê-los chegar com segurança do ponto A ao ponto B", disse Tom Elvidge, gerente-geral do Uber em Londres.

Mais lidas