Europa

Parlamentares franceses pedem o reconhecimento do Estado da Palestina

Karol Albuquerue
Karol Albuquerue
Publicado em 26/02/2017 às 16:00
Leitura:

Mahmud Abbas celebrou a mensagem dos franceses. / Foto: HAZEM BADER / AFP

Mahmud Abbas celebrou a mensagem dos franceses. Foto: HAZEM BADER / AFP

Um grupo de 154 deputados e senadores franceses de várias tendências políticas pediu ao presidente François Hollande o reconhecimento do Estado da Palestina. 

"A França deve mostrar sua vontade de abandonar o beco sem saída no conflito ao reafirmar solenemente, em nome do direito inalienável à autodeterminação, que o povo palestino tem sólidas razões para dotar-se de um Estado. Está em jogo o respeito do direito internacional e a segurança de Israel", escreveram os parlamentares ao presidente. 

"Senhor presidente, mostre-se à altura da questão e não deixe passar este encontro com a história", pedem os parlamentares. Muitos grupos políticos, tanto de esquerdas como de direita, estão representados entre os que assinaram a carta aberta. 

O presidente palestino, Mahmud Abbas, celebrou a mensagem dos parlamentares franceses. Ele afirmou que a carta é um "sinal claro da vontade de abandonar o ponto morto em que se encontra o processo de paz, já que o governo israelense se nega a acabar com a ocupação dos Territórios Palestinos e a sua vontade de destruir por qualquer meio a solução de dois Estados". 

Este princípio diplomático, defendido pela comunidade internacional há vários anos, promove a criação de um Estado palestino ao lado de Israel para acabar com este conflito, um dos mais intrincados do planeta. 

Mais lidas