Combate

Forças iraquianas entram no oeste de Mossul e bombardeiam EI na Síria

Ingrid
Ingrid
Publicado em 24/02/2017 às 14:00
Leitura:

Responsável por terríveis atrocidades e sangrentos atentados, o Estado Islâmico está sendo atacado em ofensivas do exército iraquiano no Iraque e na Síria. / Foto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

Responsável por terríveis atrocidades e sangrentos atentados, o Estado Islâmico está sendo atacado em ofensivas do exército iraquiano no Iraque e na Síria. Foto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

As forças de elite iraquianas entraram nesta sexta-feira (24) em um bairro da zona oeste de Mossul pela primeira vez desde o início, há quatro meses, de uma ofensiva para retomar a cidade do grupo Estado Islâmico (EI).

Paralelamente, a Força Aérea iraquiana bombardeou com êxito posições do EI nas regiões fronteiriças da vizinha Síria, segundo o primeiro-ministro Haider Al Abadi, que vinculou os alvos apontados aos sangrentos atentados cometidos por este grupo em Bagdá.

Responsável por terríveis atrocidades e sangrentos atentados, o grupo ultrarradical está sendo atacado em ofensivas no Iraque e na Síria com o objetivo de expulsá-lo das regiões que conseguiu controlar. Mas apesar dos reveses sofridos nos últimos meses, o EI continua conseguindo atingir com força.

Na cidade síria de Al Bab, reduto extremista recém reconquistado pelas forças turcas e pelos rebeldes sírios do grupo Estado Islâmico, um atentado suicida deixou nesta sexta-feira mais de 40 mortos, a maioria rebeldes; outro ataque contra um posto de controle na entrada da cidade matou dois soldados turcos, segundo Ancara.

E no Iraque, perto da fronteira com a Jordânia, o grupo extremista matou na sexta-feira 15 guardas fronteiriços iraquianos, segundo autoridades militares. Os três atentados ainda não foram reivindicados, mas levam a marca do EI, segundo os especialistas.

Em Mossul, depois de controlar totalmente o aeroporto situado na periferia sudoeste, as forças governamentais entraram nesta sexta-feira em um bairro do oeste da cidade, invadindo em cheio o território extremista, seu primeiro grande êxito na operação lançada no domingo para reconquistar a zona oeste da segunda cidade do Iraque, da qual o EI se apoderou em 2014.

 

- Tropas iraquianas avançam rápido

Sami al-Aridhi, tenente das unidades de elite antiterroristas, afirmou que os militares assumiram o controle de uma base militar e de uma localidade ao sudoeste de Mossul e entraram em um bairro residencial.

"Atacamos e retomamos o controle total da base de Ghazlani, assim como de Tal al-Rayan, e estamos atacando o bairro de Al-Maamun", declarou.

Os soldados e policiais iraquianos encontraram pouca resistência por parte dos extremistas no aeroporto, inutilizado desde que o EI expulsou o exército de Mossul e da região em junho de 2014, em uma ofensiva relâmpago que lhe permitiu proclamar um califado entre Iraque e Síria

O tenente Aridhi informou que na aldeia de Tal al Rayan também havia ocorrido um ataque suicida contra as tropas iraquianas, embora sem deixar vítimas, e que haviam sido encontrados outros três veículos com explosivos.

No setor podiam ser ouvidos disparos de artilharia e morteiros, enquanto os aviões realizavam bombardeios, segundo correspondentes da AFP.

Além do apoio aéreo da coalizão internacional anti-extremista, liderada pelos Estados Unidos, na linha de frente Washington apoia as forças de Bagdá com assessores militares.

 

- Bombardeios iraquianos na Síria

Dois mil combatentes do EI permanecem na cidade, segundo estimativas da inteligência americana. A batalha pelo oeste de Mossul se anuncia como uma das mais sangrentas contra o EI.

A ONU e as ONGs expressaram sua preocupação pelas 750.000 pessoas que vivem neste setor da cidade, cerca da metade das quais são crianças. Suas condições de vida são cada vez mais precárias nesta zona isolada do exterior e à qual não chegam suprimentos.

Todas as pontes sobre o rio Tigre que une o leste e o oeste da cidade foram destruídos e, segundo fontes médicas e habitantes da cidade, os mais fracos começam a morrer de desnutrição e pela falta de medicamentos.

Na sexta-feira, a Força Aérea iraquiana bombardeou posições do grupo extremista na vizinha síria, anunciou o primeiro-ministro Haider al Abadi em um comunicado.

"Ordenamos ao comando da força aérea que bombardeie as posições dos terroristas do Daesh (nos setores) de Huseibeh e Bukamal, em território sírio", declarou, usando um acrônimo em árabe do EI.

A operação foi "um sucesso", disse antes de acrescentar, sem mais detalhes, que os alvos tinham relação com os atentados recentes de Bagdá.

Mais lidas