Míssil

Coreia do Norte rejeita condenação do Conselho de Segurança da ONU

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 15/02/2017 às 11:26
Leitura:

O Conselho de Segurança da ONU havia condenado de forma unânime o disparo de míssil realizado no domingo (12) pela Coreia do Norte. / Foto: KIM WON-JIN / AFP

O Conselho de Segurança da ONU havia condenado de forma unânime o disparo de míssil realizado no domingo (12) pela Coreia do Norte. Foto: KIM WON-JIN / AFP

A Coreia do Norte rejeitou nesta quarta-feira (15) a condenação do Conselho de Segurança da ONU ao seu último disparo de míssil, que voltou a defender, classificando-o de "legítima defesa". "Rejeitamos categoricamente o comunicado do Conselho de Segurança da ONU que questiona o direito soberano de um Estado à legítima defesa", declarou o ministério das Relações Exteriores norte-coreano em um comunicado.

O Conselho deve "encarar de frente nosso avanço para garantir nossa posição estratégica como estado nuclear", acrescentou o comunicado divulgado pela agência oficial KCNA. O Conselho de Segurança da ONU havia condenado de forma unânime o disparo de míssil realizado no domingo (12) pela Coreia do Norte, dizendo que se tratava de uma "grave violação" das resoluções da ONU. O Conselho também ameaçou a Coreia do Norte com a adoção de "novas medidas significativas". O disparo, o primeiro desde a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, foi considerado um desafio da Coreia do Norte ao novo governo americano.

Histórico

Desde seus primeiros testes, em 2006, o regime norte-coreano foi punido em seis ocasiões pelas Nações Unidas com resoluções que proíbem o desenvolvimento de qualquer programa nuclear ou balístico. Mas nada impediu que Pyongyang mantivesse suas ambições militares.

Mais lidas