Encontro

Trump pede comércio de "reciprocidade" em reunião com premiê do Canadá

Ingrid
Ingrid
Publicado em 13/02/2017 às 18:15
Leitura:

O premiê Justin Trudeau afirmou que seu governo manterá a vigilância em sua política de aceitar refugiados, apesar da reunião com Trump. / Foto: SAUL LOEB / AFP

O premiê Justin Trudeau afirmou que seu governo manterá a vigilância em sua política de aceitar refugiados, apesar da reunião com Trump. Foto: SAUL LOEB / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira um comércio de "reciprocidade" com o Canadá. Ele também falou em construir "pontes" comerciais na fronteira norte, aparentando deixar de lado sua agressiva retórica sobre o tema comercial.

"Os Estados Unidos são muito sortudos de terem um vizinho como o Canadá", disse Trump em coletiva de imprensa celebrada por ocasião da visita do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que ressaltou a oportunidade de "construir ainda mais pontes" de comércio. 

"Achamos que nossos países são mais fortes quando juntamos nossas forças em matéria de comércio internacional", disse Trump.

O premiê Justin Trudeau afirmou que seu governo manterá a vigilância em sua política de aceitar refugiados, inclusive aqueles que o governo americano quer vetar. "Continuaremos com a nossa política de abertura a imigrantes e refugiados sem comprometer nossa segurança", disse Trudeau.

Já Trump defendeu sua política migratória "dura" mas de "senso comum", prometendo mantê-la, apesar da decisão da corte de apelações sobre o bloqueio ao seu decreto que proíbe a entrada no país de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. "É uma política de senso comum, talvez de certa dureza (...) e vamos mantê-la com vigor", disse Trump na coletiva.

Mais lidas