EUA

Juiz suspende decreto de Trump que limitava entrada de muçulmanos

Com informações de agências
Com informações de agências
Publicado em 04/02/2017 às 0:56
Leitura:

 / Foto: AFP

Foto: AFP

O decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impedia a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana no território norte-americano foi suspenso. A medida do juiz federal de Seattle James Robart tem efeito imediato sobre todo o país e caráter temporário até a tomada de uma decisão definitiva.

A Casa Branca classificou como "degradante" a ação de Robart de suspender o decreto migratório do presidente e avisou que os advogados do Governo dos Estados Unidos apelarão da decisão.

A decisão judicial - tomada a partir de um pedido interposto pelos estados de Washington e Minnesota, ambos com promotores democratas - suspende o veto adotado há uma semana pelo presidente aos imigrantes de Iraque, Iêmen, Irã, Somália, Sudão, Síria e Líbia.

Para o procurador-geral do estado de Washington, Bob Ferguson, a medida representa que ninguém, nem mesmo o presidente, está acima da lei. "A lei é algo poderoso. Tem a capacidade de pedir contas a todo mundo, e isso inclui o presidente dos Estados Unidos", disse. Anteriormente, Ferguson classificou o veto de Trump de "inconstitucional" e "ilegal".

Mais lidas