Gafe

Netanyahu tenta tranquilizar o México por tuíte sobre o muro de Trump

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 31/01/2017 às 9:00
Leitura:

O premiê israelense ficou em maus lençóis após comentário sobre construção do muro de Trump entre EUA e México  / Foto: AFP

O premiê israelense ficou em maus lençóis após comentário sobre construção do muro de Trump entre EUA e México Foto: AFP

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu tentava nesta terça-feira (31) tranquilizar o México, sugerindo que a crise provocada por defender a ideia de Donald Trump de construir um muro na fronteira não passava de um "mal-entendido". Netanyahu causou indignação no México ao se mostrar a favor no sábado (28) do projeto de Trump de construir um muro na fronteira mexicana.

"O presidente Trump tem razão. Construí um muro ao longo da fronteira sul de Israel (com o Egito). Isso reduziu a imigração ilegal. Grande sucesso. Ideia formidável", tuitou Netanyahu. No domingo (29), o ministério mexicano das Relações Exteriores expressou sua "rejeição a essa declaração", e acrescentou que esperava "um esclarecimento, uma retificação". "Acho que uma desculpa seria algo apropriado neste caso", disse.

Nesta terça-feira (31), o premiê israelense declarou que Israel "continuará mantendo boas relações" com o México, segundo um comunicado. "Estou persuadido que nossas relações são mais fortes que todo desacordo temporário ou mal-entendido", acrescentou, ressaltando que tinha uma relação "muito cordial" com o presidente mexicano Enrique Peña Nieto.

Netanyahu também tentou explicar o significado de seu tuíte, afirmando que queria "ressaltar o sucesso do muro de segurança (com o Egito). Mas eu não fiz comentários sobre as relações entre os Estados Unidos e o México", disse, sem pedir desculpas. O presidente israelense, Reuven Rivlin, falará nesta terça-feira  (31)com Peña Nieto, disse uma fonte do seu entorno.

O presidente mexicano cancelou a reunião que teria nesta terça-feira (31) com Donald Trump em Washington em razão da construção do muro.

Mais lidas