Surpresa boa

Cinco vezes que o premiê do Canadá Justin Trudeau surpreendeu o mundo

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 30/01/2017 às 10:45
Leitura:

Justin Trudeau virou assunto no mundo ao defender a abertura do Canadá aos refugiados / Foto: AFP

Justin Trudeau virou assunto no mundo ao defender a abertura do Canadá aos refugiados Foto: AFP

Mesmo após ter colocado em seu twitter que os refugiados barrados nos EUA são bem vindos no Canadá e em menos de 24 horas uma mesquita no país sofrer um ataque terrorista, Justin Trudeau continua surpreendendo o mundo com sua posição de aceitação aos imigrantes. Em seu comunicado logo após o atentado a um centro religioso mulçumano, o primeiro-ministro canadense afirmou que os praticantes da religião fazem parte do país. "Os muçulmanos canadenses são parte importante de nosso tecido nacional. Estes atos sem sentido não têm espaço em nossas comunidades, cidade e país", afirmou. Mas essa não foi a primeira vez que Trudeau causou adimiração com suas atitudes e seus discursos. Confira:

1.  Ironizou ao ser perguntado porque escolheu compor metade de seu ministério com mulheres

Quando assumiu o cargo de primeiro-ministro do Canadá em novembro de 2015, o líder do Partido Liberal foi perguntado durante a apresentação de seu ministério sobre ter escolhido mulheres para fazerem parte de metade de seu ministério. "Porque é 2015", respondeu Trudeau. Simples assim.

2. Recebeu refugiados sírios pessoalmente na chegada deles ao Canadá

Em dezembro de 2015, Trudeau recebeu no aeroporto de Toronto o avião militar canadense que trouxe 163 sírios que estavam refugiados no Líbano. "Saem dos aviões como refugiados, mas caminham neste terminal como residentes permanentes no Canadá", afirmou. Em sua campanha eleitoral, o primeiro-ministro tomou a acolhida de refugiados sírios no país um dos principais pontos de seu programa eleitoral e tornou isso a marca de sua gestão no país. Um ano após a chegada dos sírios ao Canadá, Trudeau reencontrou um deles durante uma entrevista e se emocionou. Assista:

3. Discursou na ONU sobre a importância da diversidade

Em seu primeiro discurso na Organização das Nações Unidas, em setembro de 2016, durante a campanha de Trump para a presidência dos EUA, Justin Trudeau reforçou a importância da diversidade e o seu poder em um país. Assista um trecho:

4. Ofereceu residência temporária aos retidos pela ordem de Trump nos EUA

Após a ordem do presidente americano Donald Trump chocar o mundo, Justin Trudeau afirmou que os refugiados serão recebidos no Canadá de braços abertos, mesmo depois que as companhias aéreas canadenses afirmarem que recusariam passageiros barrados nos Estados Unidos. Trudeau postou em seu Twitter na noite de sábado (29): "Para aqueles que fogem da perseguição, do terror e da guerra, os canadenses irão recebê-los, independentemente de sua fé. A diversidade é nossa força #WelcomeToCanada".

5. Tornou os povos indígenas prioridade em seu governo

Também conhecido como Primeiras Nações no Canadá e compondo 4,3% da população do país, Justin Trudeau afirmou que eles são prioridade em seu governo. Para o premiê, grupos indígenas e o governo devem negociar "de nação para nação". O político lançou uma série de audiências públicas para investigar as mortes e sumiços de 1.200 mulheres e crianças indígenas, além de anunciar 2,6 bilhões de dólares canadenses para a educação índigena nos próximos quatro anos. Em 2016, quando uma epidemia de suicídios abalou a comunidade indígena canadense, a resposta rápida de Trudeau foi enviar uma equipe de psicólogos e acompanhar as aldeias de perto, e descreveu a situação como devastadora. 

 

Mais lidas