Protesto

Boneco de cera de Trump é alvo de protesto do Femen em Madri

Felipe Cabral
Felipe Cabral
Publicado em 17/01/2017 às 14:32
Leitura:

Durante cerimônia de lançamento de uma estátua de cera representando o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no Museu de Cera de Madri, uma ativista do movimento Femen se aproximou da obra e agarrou o que seriam as partes íntimas do boneco. A mulher, que estava com os seios à mostra, gritou repetidas vezes a frase "grab patriarchy by the balls", o que em tradução livre significa "agarre o patriarcado pelos testículos". Essa frase estava escrita em suas costas. Sobre os seios da manifestante, lia-se "Grab back" ("agarre de volta"). 

A ativista do movimento Femen se aproximou da obra e agarrou o que seriam as partes íntimas do boneco. / Foto: AFP.

A ativista do movimento Femen se aproximou da obra e agarrou o que seriam as partes íntimas do boneco. Foto: AFP.

Ambos os dizeres fazem referência direta a declarações do próprio Trump, feitas em 2005 e vazadas no ano passado durante a campanha presidencial nos EUA, em que o magnata faz comentário lascívos sobre as mulheres. No vídeo, Trump usa a expressão "grab them by the pussy" ("agarre-as pela vagina").

Em outra manifestação do Femen no dia das eleições presidenciais, em 8 de novembro de 2016, duas ativistas que invadiram a seção eleitoral em que Trump era aguardado apresentavam a mesma inscrição pintada nas costas da manifestante do protesto no Museu de Cera de Madri. 

Mais lidas